Abrir menu

Faça seu cadastro e tenha acesso gratuito aos cursos:

Cadastrar

Blog

Voltar

De olho no campo

Acompanhe notícias sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás, que vem ampliando o conhecimento e a qualidade de vida no agronegócio goiano.

5 motivos para você fazer a gestão da empresa rural

O termo empresa rural pode soar estranho. Mas é realmente como as propriedades rurais, de sítios até as grandes fazendas devem ser encaradas. 

Vale pensar que a economia brasileira se apoia em 3 grandes setores: indústria, serviços e comércio e a agropecuária. Não existe uma só organização, em qualquer um desses setores, que hoje em dia possa se dar ao luxo de não cuidar muito bem de suas contas, de seus funcionários, do quanto vende, quanto gasta, quanto paga de impostos, como se posiciona no mercado, quem são seus concorrentes, quem são seus clientes e claro, como planeja crescer. 

Listamos a seguir 5 motivos para você repensar a sua participação no gerenciamento da fazenda em que atua. Mesmo que você não seja o proprietário, você pode apoiá-lo na organização do negócio e ainda ficar bem na fita! 

1. Mais lucro, menos custos
Este é o objetivo de qualquer negócio! Melhorar a rentabilidade significa  buscar faturar mais ou gastar menos. Se der para fazer os dois, melhor ainda! 

2. Clareza da realidade da fazenda
Imagine uma propriedade familiar que a gerações produz leite e queijos. A parte técnica está ok, tudo funciona certinho. E as contas? Ah, sabe-se mais ou menos o quanto se produz em média, vende-se da mesma forma, o preço varia pouco e as despesas estão sendo pagas. Concorda que o produtor não tem clareza da realidade das contas e nem da operação? Para corrigir isso, deveria ser colocado em prática um processo em que ele soubesse diariamente o quanto cada vaca produz, quantos litros de leite ele vendeu, quanto ele gastou para produzir aquilo, e também a produção de queijo e o custo da operação, para que soubesse exatamente como vai a sua rentabilidade e assim, pudesse ver onde dá para cortar, onde dá para melhorar, o que compensa mais. 

3. Contas em dia
Lidar com a parte financeira pode ser chato no início, mas não é um bicho-de-sete-cabeças e não há negócio que sobreviva sem um controle minucioso das contas. Se você aprender os macetes, como o que precisa saber, como registrar tudo isso, como utilizar uma planilha, tudo vai ficar mais fácil! 

4. Administrar as vendas
Tão importante quanto organizar o "dentro de casa", ou seja, a operação interna, é gerenciar suas vendas. Observe o que você produz e o quanto você consegue colocar de margem na hora de fazer o preço de venda. Quanto mais você cuidar do produto e de como ele chega ao seu cliente, mais vai conseguir lucrar em cima dele. Observe quem são seus concorrentes, como eles apresentam o produto, quem são seus clientes e o que cada um tem de melhor ou pior em relação à propriedade em que você atua. Sempre vale a pena olhar adiante e imaginar como você pode ganhar mais mercado! 

5. Planejar é preciso! 
Se quem não cuida do hoje já ficou pra trás, imagina quem não se prepara para o futuro! Você deve aliar a suas ideias, a sua observação, leitura de notícias e uma pitada de conhecimento para colocar em prática o planejamento estratégico da empresa rural. Isso não vai te dar a certeza absoluta de sucesso, nem trazer rigidez à sua administração, mas vai ser um guia para você ver o que vale, o que precisa mudar e como continuar com o plano de ganhar mais e gastar menos. 

 

EAD Senar Goiás

Agora que você já viu como um bom gerenciamento é importante, que tal se capacitar para colocar isso em prática? Apresentamos a seguir quatro opções de cursos do EAD Senar Goiás. Lembramos que o ensino é super aprovado pelo pessoal de Goiás, tanto pela qualidade do conteúdo, pela comodidade de estudar quando e onde quiser e também pela atenção que os monitores e tutores dispensam enquanto acompanham as turmas. 

 

GESTÃO DA EMPRESA RURAL
Aprenda, de forma prática, a gerir melhor a sua empresa rural. Neste curso, você irá conhecer as principais áreas da gestão empresarial, como recursos humanos, mercado, finanças e operações.

Matricule-se aqui 
 

ADMINISTRAÇÃO RURAL E BUSCA POR RESULTADOS
Quando administramos bem, tomamos decisões com maior clareza. Aprenda como administrar a sua empresa rural para atingir melhores resultados.

Matricule-se aqui 

ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA RURAL
Organizar é simples e inteligente! Aprenda novas formas de organização, produção e comercialização de seus produtos. Também conheça a importância dos planejamentos estratégico, gerencial e operacional.

Matricule-se aqui 

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA, MATERIAIS E ESTOQUE
Descubra como melhorar a gestão das contas da sua propriedade rural com as principais práticas de análise financeira.

Matricule-se aqui 

 

Você pode falar conosco!
Envie sua opinião e sugestão de temas para este blog para o e-mail: ead@senargo.org.br

Continue se informando sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás. Leia também:
  • - 14 de Novembro de 2018

    Inscrições abertas para novo curso Cultivo e Produção de Cana-de-açúcar

    | Leia mais
  • - 08 de Novembro de 2018

    Prepare-se com o EAD Senar Goiás para o Desafio Agro Startup

    | Leia mais