Ter conhecimento dos direitos e políticas públicas que regem o agronegócio são fundamentais para solidificar a produção e saber como e onde investir e fazer alianças. O não recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) na emissão da Nota Fiscal, feita pelo corretor, por exemplo, pode prejudicar o produtor rural.

Órgãos como a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e a Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás (Sefaz) atuam na orientação do produtor rural, incentivando e promovendo mais conhecimento e sobre a importância dos benefícios fiscais.

Por que o agronegócio precisa de apoio público?

Além de ser um dos setores econômicos mais importantes do Brasil, sendo responsável pela alimentação da população interna e também por exportar para países como China, Zona do Euro e Estados Unidos, o agronegócio é uma atividade caracterizada de risco, devido às variações de clima e mercado.

As regulamentações dos mercados agrícolas garantem renda para os agricultores, estimulando a produção doméstica. Dessa forma, o abastecimento de alimentos não é comprometido pela escassez de produtos e por altos preços internos.

Existem políticas públicas voltadas para cada modelo econômico no agronegócio. A agrícola, por exemplo, afeta o comportamento de curto prazo dos agricultores, no uso de tecnologia, terra, infraestrutura e determinam um comportamento de longo prazo.


Ter conhecimento dos direitos e benefícios que podem ser desfrutados em prol do crescimento e fortalecimento da atividade no campo é fundamental. O EAD Senar Goiás oferta gratuitamente o curso Influência das Políticas Governamentais no Agronegócio, ensinando a fortalecer e impactar a economia rural. No curso, são apresentadas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. O Pronaf, por exemplo, é responsável pelo financiamento de projetos que gerem renda aos agricultores, sendo eles individuais ou coletivos.

Para se matricular no curso do EAD Senar Goiás, é só acessar o link aqui e clicar em “Matricule-se”. Os cursos são inteiramente gratuitos e na modalidade a distância.