Abrir menu

Faça seu cadastro e tenha acesso gratuito aos cursos:

Cadastrar

Blog

Voltar

De olho no campo

Acompanhe notícias sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás, que vem ampliando o conhecimento e a qualidade de vida no agronegócio goiano.

A importância do cooperativismo no agronegócio

O cooperativismo tem um importante papel na economia brasileira, sendo responsável por quase 50% do PIB agrícola. Dentre todos os ramos de atuação da prática, o seu maior destaque se encontra no setor agropecuário, com 1.597 instituições e 180,1 mil produtores cooperados. Estima-se, segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE, que 48% de tudo que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma forma, por uma cooperativa.

Quais as vantagens do cooperativismo?

As cooperativas ajudam o agricultor a se manter no campo, fomentando a comercialização de seus produtos, fornecendo serviços a seus cooperados e desenvolvendo a região. Dentre os maiores benefícios, estão:

- Inclusão de produtores, independentemente de seu tamanho e sistema de produção;

- coordenação da cadeia produtiva em relação horizontal;

- geração e distribuição de renda de forma equitativa;

- prestação de serviços e o acesso e adoção de tecnologias aos seus cooperados;

- economias em escala nos processos de compra e venda, isto é, barganha adquirida nas compras e nas vendas coletivas;

- acesso a mercados, que isoladamente seria mais complicado; 

- agregação de valor à produção dos cooperados.

Como fazer parte ou montar uma cooperativa?

Para fazer parte desta prática, é necessário entender todos os seus conceitos e como é possível encontrar nas ações coletivas e cooperativas a oportunidade de empreender e gerar bons negócios na propriedade rural. E você pode contar com o Senar Goiás!

O curso Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo no Agronegócio ajuda você, produtor rural, a traçar o caminho certo para o fortalecimento das boas relações. Com ele você compreenderá, na teoria e na prática, todos os passos e as regras da prática do cooperativismo.

Quem pode fazer o curso?

É aberto a todos os moradores do Estado de Goiás, com idade a partir de 15 anos, mas será especialmente voltado para: proprietários ou arrendatários de terras, parceiros, suas famílias; trabalhadores rurais, prestadores de serviço para o meio rural (oficinas de tratores, por exemplo); e outras pessoas cujas atividades econômicas mantêm vínculo com o setor rural.

O curso é dividido em 6 módulos:

- Módulo 1: O associativismo rural

- Módulo 2: Associativismo de interesse econômico

- Módulo 3: Modalidades de associativismo

- Módulo 4: O Cooperativismo Rural

- Módulo 5: Planejamento empresarial em cooperativas

- Módulo 6: Sindicalismo rural

Com uma carga horária de 20 horas, as aulas possuem conteúdo dinâmico, de fácil aprendizado e totalmente a distância. Aproveite a oportunidade de ampliar o seu conhecimento no agronegócio sem gastar nada para estudar. Matricule-se aqui: https://ead.senargo.org.br/cursos/associativismo-cooperativismo-e-sindicalismo-no-agronegocio

De olho no campo

Acompanhe notícias sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás, que vem ampliando o conhecimento e a qualidade de vida no agronegócio goiano.
  • - 21 de Novembro de 2017

    Maior demanda por orgânicos e adversidade climática atraem produtores para a Agricultura Sustentável

    | Leia mais
  • - 17 de Novembro de 2017

    Estratégia: gerenciamento das finanças rurais

    | Leia mais