Abrir menu

Faça seu cadastro e tenha acesso gratuito aos cursos:

Cadastrar

Blog

Voltar

De olho no campo

Acompanhe notícias sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás, que vem ampliando o conhecimento e a qualidade de vida no agronegócio goiano.

Inoculação de nitrogênio: tecnologia a favor da produtividade e sustentabilidade

Chamamos de inoculação de nitrogênio o processo pelo qual bactérias fixadoras de nitrogênio são adicionadas às sementes antes da semeadura. A inoculação acontece através de um produto chamado inoculante ou biofertilizante.

O inoculante contém bactérias selecionadas do gênero Bradyhrizobium, que quando em contato com as raízes da soja, por exemplo, convertem o nitrogênio da atmosfera em compostos nitrogenados que serão utilizados pelas plantas. Além de econômico, o processo ocorre de maneira simples e sem agredir o meio ambiente.

A inoculação de nitrogênio pode ser utilizada em outras culturas?

Sim, outras culturas também podem se beneficiar dessa tecnologia. O feijão comum, amendoim, adubos verdes, leguminosas arbóreas utilizadas na recuperação de áreas degradadas podem ser beneficiadas com o uso de inoculantes.

Existem também outras espécies de bactérias que são capazes de fixar o nitrogênio atmosférico em gramíneas como o milho, trigo e cana-de-açúcar. Mas ao contrário da soja, essas plantas não formam nódulos nas raízes, a quantidade de N2 são mais baixas e o uso de adubos nitrogenados ainda passa ser necessário.

Conheça os tipos de inoculantes

As formas físicas do inoculante mais encontradas no mercado são a sólida (em pó ou granulado, tendo a turfa como suporte para as bactérias) e a fluida (líquidos, com a bactéria estabilizada em seus processos metabólicos por protetores celulares).

INOCULANTE EM PÓ

Geralmente são aplicados com o objetivo de cobrir completamente as sementes. Para aplicar a vesrão em pó desse inoculante, recomenda-se a utilização de equipamento que espalhe o produto de maneira uniforme sobre as sementes, sem provocar danos a elas.

INOCULANTE GRANULADO

São mais bem aplicados quando colocados diretamente no sulco da semeadura. A aplicação o inoculante granulado pode ser realizado durante a semeadura.

INOCULANTE LÍQUIDO

Essa forma de inoculante pode ser diretamente aplicada sobre as sementes ou no sulco de semeadura, sem necessidade de aditivos para assegurar a aderência do produto.

Benefícios de investir na tecnologia

Apesar de ser uma tecnologia bastante eficiente, é importante que você tenha em mente que é um com custo muito baixo em comparação com a resposta positiva que se tem no desenvolvimento inicial e principalmente na fixação de nitrogênio, que é fundamental para o desenvolvimento da cultura.

Além disso, não causa danos ao meio ambiente, já que dispensa o uso de fertilizantes e ainda favorece o processo de simbiose com outras bactérias, ajudando no crescimento das plantas.

Quer saber mais sobre inoculação de nitrogênio? Então faça o curso gratuito e 100% online do SENAR Goiás! MATRICULE-SE AQUI!

Continue se informando sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás. Leia também:
  • - 20 de Novembro de 2020

    EAD SENAR Goiás: ainda dá tempo de você aprender em 2020!

    | Leia mais
  • - 12 de Agosto de 2020

    Inovação no Agro: um novo olhar para o negócio rural

    | Leia mais