Abrir menu

Faça seu cadastro e tenha acesso gratuito aos cursos:

Cadastrar

Blog

Voltar

De olho no campo

Acompanhe notícias sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás, que vem ampliando o conhecimento e a qualidade de vida no agronegócio goiano.

Inovação no Agro: um novo olhar para o negócio rural

Utilização de drones para a pulverização de implementos em lavouras, pequenos sistemas que identificam os níveis de umidade no solo, equipamentos de monitoramento de maquinário que emite alertas de reparos, sensores que identificam a probabilidade de chuvas na propriedade, máquinas que distribuem a quantidade correta de fertilizantes e sistemas de irrigação inteligente que avaliam o nível de água necessária, evitando desperdícios e reduzindo custos.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram que a inovação no agro já começou! O setor é referência mundial em produtividade, sendo responsável por 21,4% do PIB brasileiro e, ao que tudo indica, vai continuar sendo destaque com a adoção de novas tecnologias como a internet das coisas e a computação em nuvem.

Segundo pesquisa realizada pela McKinsey & Company, com 750 produtores espalhados por 11 estados do País, 71% afirmam utilizar ferramentas digitais em sua propriedade.

A pesquisa também traçou um perfil desses produtores: 64% produzem algodão e 32% grãos; 77% dos entrevistados dizem ter ensino médio completo ou então uma formação técnica; 42% têm menos de 35 anos e 95% afirmam ter internet na propriedade. Já deu para perceber que a conectividade já não é mais um empecilho para investir em tecnologia.

Dados como estes comprovam que o agronegócio está mais digitalizado e o produtor brasileiro tem acompanhado e se adaptado rapidamente às novas tecnologias. Mas existe um ponto que precisa ser observado, apesar de os agricultores investirem em novas ferramentas tecnológicas, ainda falta um conhecimento para utilizá-las em seu máximo potencial.

Pensando nisso, o SENAR Goiás desenvolveu um novo Programa de Ensino, Inovação no Agro, para levar aos produtores rurais mais conhecimento sobre as tecnologias e inovações que podem ser aplicadas no dia a dia do campo, aumentando a produtividade, garantindo mais agilidade nas tomadas de decisão, reduzindo custos de produção e ainda aumentando a rentabilidade dos negócios.

Mara Lima, Gerente de Educação Formal do SENAR Goiás, conta um pouco mais sobre o lançamento desse novo programa:

“Justamente por perceber a importância do uso da tecnologia e inovação no campo, traduzidas pelos bons resultados de quem já utiliza, que nasceu esse novo programa.

Ponto preponderante para que haja interesse e posterior implantação dessas tecnologias nas propriedades rurais está no conhecimento. É conhecendo mais sobre o assunto e, sobretudo, aprendendo sobre ele que o público voltado ao agro, presente nas propriedades rurais ou instituições ligadas ao setor rural de forma geral, vai lançar mão dessas tecnologias. Os cursos desse programa darão aos participantes excelente conhecimento e visão para que venham a implantar em suas propriedades essas novidades que trazem rentabilidade e maior produtividade.”

Confira os cursos disponíveis no Programa Inovação no Agro!

>>> CURSO ENERGIA FOTOVOLTAICA

Durante a capacitação, você aprenderá como um sistema solar fotovoltaico funciona, que tipos de sistemas estão disponíveis no mercado e quais deles são mais indicados para utilizar em propriedades rurais. Além disso, compreenderá de que maneira financiar o investimento dessa tecnologia e os benefícios que ela traz para as suas produções!  

Matricule-se aqui

>>> CURSO INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CAMPO

Cada dia mais se faz necessário entender como as revoluções industriais afetaram a vida no campo, quais transformações estão acontecendo atualmente e como fazer uso de tecnologias digitais na rotina do campo.

Matricule-se aqui

Continue se informando sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás. Leia também:
  • - 15 de Julho de 2020

    EAD SENAR Goiás: aqui não falta curso e nem incentivo para estudar

    | Leia mais
  • - 19 de Junho de 2020

    EAD SENAR Goiás como protagonista na formação de novos profissionais no meio rural

    | Leia mais