Este post é dedicado especialmente às mulheres que atuam no agronegócio! Queremos falar delas (de você) e reforçar a importância de todas as produtoras, administradoras, agrônomas, veterinárias, técnicas, vendedoras, tratoristas… ou seja, todas que põe a mão na massa, inovam e fazem um trabalho que leva o agronegócio para a frente!

Precisamos também falar da importância da qualificação. Afinal, é imperativo que todos os profissionais - de qualquer área, idade, sexo ou formação - estejam antenados e em constante atualização.

Apesar da participação das mulheres no setor ser crescente, é notável que ainda existe preconceito. Por isso, a melhor reação contra qualquer brincadeira, olhar de reprovação e até uma possível desigualdade na hora de concorrer a uma vaga é ser competente!

Mulheres no agro

Selecionamos alguns dados para trazer um panorama sobre o assunto.

- De acordo com dados preliminares do Censo Agropecuário 2017, o número de propriedades com mulheres à frente do negócio saltou de 12,7% em 2006 para 18,6% em 2017. O IBGE divulgou também que o número de homens que atuam no setor é de 4,1 milhões. O número de mulheres é de 945,4 mil, sendo que 816.926 mil são declaradas co-diretoras de estabelecimentos agropecuários.
- A pesquisa “Todas as mulheres do agronegócio - 2017”, encomendada e coordenada pela Abag trouxe dados importantes, como:

* A maior parte das mulheres que atuam na cadeia estão dentro da porteira. São 73%, enquanto 13% estão antes e outras 14%, depois da porteira.

* Aproximadamente 60% das entrevistadas pela pesquisa são proprietárias ou sócias. Cerca de 10% ocupam cargos de gestão e 30% são funcionárias.

* Quase 45% das participantes da pesquisa disseram já ter sofrido preconceito de gênero evidente, 30%, preconceito sutil e somente 25% disseram não sofrer preconceito por ser mulher. E mais, cerca de 60% dizem não ter tido problemas na liderança nos dois últimos anos e 55,5% se dizem totalmente preparadas.

- Em uma pesquisa mais recente, encomendada pela Corteva Agriscience em 17 países, descobrimos que 90% das brasileiras que atuam no agro se dizem orgulhosas de suas funções. Porém, 78% dizem ser impactadas pela desigualdade de gênero, com influência no rendimento financeiro. Mas elas são otimistas, pois 63% dizem que há menos discriminação do que há 10 anos, e 44% acreditam que entre 10 e 30 anos o Brasil alcançará a equidade entre homens e mulheres. Outro dado importantíssimo dessa pesquisa: 89% gostariam de ter acesso a treinamentos e 87% almejam formação acadêmica.

- No EAD Senar Goiás, 55% do público que acessou o site em 2018 é formado por mulheres.


Histórias inspiradoras

Listamos aqui algumas fontes para você ver como tem muita mulher mandando bem por aí:

* Vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro:http://www.mulheresdoagro.com.br/imprensa/conheca-as-vencedoras-do-1-premio-mulheres-do-agro/.

* Entrevista com a ganhadora da categoria Grande Propriedade: https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2017/03/mulher-no-agronegocio.html

* Em Goiás, temos a Marize Porto Costa, da Fazenda Santa Brígida, pioneira da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: https://www.youtube.com/watch?v=S5s2ER0E0M4

* Entrevista com a primeira presidente da SRB, Teresa Cristina Vendramini: https://canalrural.uol.com.br/programas/informacao/rural-noticias/mulheres-estao-assumindo-posicoes-agro-78694/

* Produtoras do MS: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/ms-rural/videos/v/conheca-historias-de-produtoras-rurais-de-ms-que-sao-exemplos-de-sucesso-no-campo/4860281/

EAD Senar Goiás

O objetivo do EAD Senar Goiás é formar os produtores e profissionais rurais. Assim, com pessoas mais qualificadas, o agronegócio goiano está pronto para ir cada vez mais longe, quebrar recordes e garantir excelentes negócios e remuneração aos que atuam no setor.

As mulheres não podem ficar de fora, não é mesmo?! Por isso, listamos aqui alguns cursos para a mulherada abrir a cabeça, inovar e dar um gás nos negócios e na carreira!

GESTÃO DA EMPRESA RURAL
Matricule-se aqui

DIREÇÃO, LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NA EMPRESA RURAL
Matricule-se aqui

INTRODUÇÃO À AGRICULTURA DE PRECISÃO
Matricule-se aqui

CULTIVO E PRODUÇÃO DE GRÃOS
Matricule-se aqui

CULTIVO E PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR
Matricule-se aqui

Você pode falar conosco!
Envie sua opinião e sugestão de temas para este blog para o e-mail: ead@senargo.org.br.