“Hoje a gente vê que o agronegócio é mais lucrativo do que muitas outras áreas” – Letícia Leandro (foto)

Uma nova tendência entre os jovens do meio rural vem sendo observada pelo Senar Goiás (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás) no estado. Na contramão do que demonstram os dados do IBGE sobre êxodo rural, muitos já não querem deixar o campo e começam a assumir a frente dos negócios da família. João Vitor Gomes é um bom exemplo. Aos 22 anos, ele nem pensa em trocar a vida na fazenda dos pais, a cinco quilômetros de Itapirapuã, por novas experiências na cidade.

“Trabalho com meu pai na apicultura. Quero fazer faculdade de Agronomia, mas continuar na atividade. Hoje o campo tem muito mais oportunidades. Da época em que meu pai começou para agora, houve grandes mudanças. Na apicultura temos equipamentos modernos que facilitam bastante. E estamos correndo atrás de novidades para implementar outros negócios”.


João Vitor Gomes, apicultor em Itapirapuã

De olho na questão da sucessão familiar no campo, o Senar Goiás oferece a jovens de espírito arrojado, como João Vitor, um programa de ensino a distância com dois cursos para ajudar no desenvolvimento das habilidades empreendedoras e da capacidade de liderança. O programa Jovem Empresário Rural inclui os cursos Gestão da Empresa Rural e Aprendendo e Empreendendo na Vida e na Empresa Rural. Ambos são livres, inteiramente gratuitos e estão disponíveis no site http://ead.senargo.org.br.

“Nós estamos trabalhando efetivamente com esse público em três pilares: o pilar fortalecimento e desenvolvimento de novas lideranças, o pilar da sucessão familiar e o do empreendedorismo dos jovens – observa o superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. Temos um grande programa que é o FAEG Jovem, que procura sensibilizar os jovens do meio rural para a necessidade de capacitação e qualificação. E, dentro desse programa, uma das ações são os cursos na modalidade EaD. Buscamos constantemente nos aproximar ainda mais dessa turma jovem, ampliando e aperfeiçoando nossas ofertas de educação a distância”.

Mais oportunidades no campo

Mas o que há de novo no mundo rural capaz de atrair e fixar as novas gerações? Segundo o superintendente Antônio Carlos os fatores mais evidentes são as oportunidades geradas pelo crescimento do agronegócio, as modernas tecnologias e a maior conectividade, garantindo o acesso ao conhecimento e à informação mesmo para quem vive no campo. “A partir do momento em que o jovem vê a oportunidade de se inserir no processo, aperfeiçoar e incrementar os negócios da família, ter maior rentabilidade, ele se sente mais estimulado”

A história de Letícia Leandro confirma a tese. Formada em Biomedicina, foi viver no exterior, onde ficou por dois anos. Porém decidiu voltar a Goiás para aprender a trabalhar com o pai na produção de soja, no município de Edéia. Logo que chegou, fez o curso Gestão da Empresa Rural e partiu para a prática. “Fiquei acompanhando meu pai durante um ano. Ele adoeceu, veio a falecer e agora eu e meu irmão é que estamos tomando conta da lavoura. Financeiramente falando, a cultura da soja é mais rentável que a Biomedicina. Aliás, hoje a gente vê que o agronegócio é mais lucrativo do que muitas outras áreas, né?

Filho de produtores rurais de Rio Verde, Eduardo Ferreira também quer fazer sua vida no campo. Ele passou a infância morando na fazenda. Atualmente, embora viva na cidade com os pais, dedica todos os finais de semana à propriedade, onde a família cria um pequeno rebanho de gado de corte. “Sou técnico agrícola, técnico em administração e fiz os cursos do programa Jovem Empresário Rural do Senar Goiás para complementar meus conhecimentos. Gostei bastante, porque aprendi muito. Peguei uma boa noção de administração rural e estou pensando em um novo negócio na área”.

Jovem proprietário

Nem só os herdeiros de terras hoje são atraídos pelo agronegócio. Matheus Nascimento tem 16 anos e, em sociedade com um amigo, já é dono de uma “chacrinha” (como diz ele), onde planta milho para pamonha. “Meus pais não tinham fazenda, mas minha avó foi criada no campo. Meu avô era caminhoneiro e eu viajava muito com ele. Mas um tio trabalhava com fazenda. Então todo final de semana a gente ia pra roça, e fui pegando o gosto pelo mundo rural”.

Matheus faz o segundo ano do curso Técnico Agrícola em Goianésia. Ele já concluiu os dois cursos oferecidos no programa Jovem Empresário Rural no site EaD Senar GO. “Achei os cursos de ótima qualidade. O material disponível é muito bom, ajuda demais. Você sempre pode tirar suas dúvidas com os tutores e eles enviam várias notificações que vão motivando a gente. Recomendo a todos os meus amigos”.

O jovem sabe exatamente o que quer e já traçou seus planos de futuro. “O campo hoje tem muitas oportunidades se você souber trabalhar. Você olha para o passado e pensa em como era difícil montar uma lavoura média. Agora, com esse tanto de tecnologia, rapidinho, em menos de quatro dias, você prepara uma terra. Meu sonho é terminar o curso técnico, fazer faculdade de Agronomia e trabalhar na área até conseguir dinheiro para comprar minha própria terra e cuidar dela”.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br , 0800-642-0212