Abrir menu

Faça seu cadastro e tenha acesso gratuito aos cursos:

Cadastrar

Blog

Voltar

De olho no campo

Acompanhe notícias sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás, que vem ampliando o conhecimento e a qualidade de vida no agronegócio goiano.

4 dicas para conseguir um emprego no agronegócio

Se você quer conseguir um emprego bacana no setor rural, este post é pra você! Quase todos os dias recebemos diversas mensagens de alunos do EAD Senar Goiás e do público das nossas redes sociais pedindo dicas, indicações e perguntando sobre vagas de emprego. Alguns são estudantes em busca de estágio, outros, recém-formados começando a batalha na carreira e muitos já com mais experiência. 

A boa notícia é que o agronegócio é um dos melhores setores para se trabalhar. Durante a crise, enquanto outros setores estavam demitindo muito, o nosso se mantinha forte e com saldo de contratações positivo. 

As dicas que separamos hoje são universais. Vale para quem está começando e para quem já tem muita estrada rodada (literalmente!). Caso você tenha alguma sugestão, dica ou dúvida, pode entrar em contato conosco pelo e-mail ead@senargo.org.br ou pelas nossas redes sociais. Ah, vale até contar pra gente sua experiência e como você conseguiu alavancar sua carreira no campo. 

 

1. Faça contatos
Aquele papo de “networking” funciona mesmo! Estabeleça relações e principalmente, mantenha essas conexões ativas. Não é falsidade e nem algo vendedor demais. Se você trabalha bem, é natural que as recomendações aconteçam. Além de pensar no futuro, cultive o contato com colegas de empregos anteriores, de cursos, com professores. Vale até falar com um profissional que atua numa área em que você gostaria de atuar, mandando um e-mail, mensagem em redes sociais (especialmente no LinkedIn) ou até pedindo para alguém em comum apresentá-lo. Falando em redes sociais, o networking virtual é válido, mas o presencial ajuda bem, viu?! Saiba mais aqui neste post

 

2. Mantenha seu currículo atualizado
Já dedicamos a este assunto uma postagem deste blog. Se você ainda não leu, veja todas as dicas aqui. Em resumo, faça um documento bonito, organizado, direto e sem mentiras! Se você ainda não tem um perfil no LinkedIn, vale a pena. No caso do agro, principalmente se estiver pleiteando uma vaga de nível superior, tem que usar também este canal. Outra coisa bacana e manter o seu círculo atualizado de suas novidades, como um curso que você começou, algo novo que aprendeu, um desafio que aconteceu e você solucionou… se você não contar que manja de algo específico (e útil), como as pessoas vão saber e pensar em você para uma vaga que surgir?! 

 

3. Crie uma rotina de busca de vagas
Este tópico merece um post só para ele, né?! Prometemos fazer! 
A dica aqui é criar uma rotina mesmo, dependendo da sua necessidade e disponibilidade de tempo. Por exemplo, está empregado mas quer uma vaga melhor, ou que pague mais, ou de outra área de atuação? Marque na agenda um dia e horário para isto! Se você está procurando, sem ter nenhum serviço, tente olhar pelo menos três vezes por semana. 
Separe por categorias: 
- Sites de emprego: Catho, Infojobs, Vagas.com, Indeed
- LinkedIn; 
- Empresas e fazendas da sua região - veja sites, tenha o telefone do RH, acompanhe as páginas de “Trabalhe Conosco”. Ah, e como muita gente pergunta das vagas do Senar Goiás, aqui vai o link: http://sistemafaeg.com.br/senar/trabalhe-conosco. 
- Grupos de e-mails, de Whatsapp, Facebook e Telegram - vale a busca, porque estes grupos estão bombando! 

 

4. Se manter atualizado e correr atrás de conhecimento sempre
Uma das coisas que mais conta na hora de uma entrevista de emprego e contratação e o esforço do candidato e as suas competências técnicas e pessoais. Trabalhe seu lado comportamental, mantenha-se positivo, equilibrado e organizado. Mais que isso, mostre uma postura dedicada e invista em você e no seu desenvolvimento. Fazer cursos, treinamentos, dias de campo e leituras são coisas indispensáveis. Mantenha-se bem informado sempre, leia jornais, sites, blogs (ó, toda semana tem post novo aqui, viu?!) e assista a vídeos e programas de TV. Vai te fazer bem! 

 

EAD Senar Goiás

Criado para ajudar os produtores e profissionais goianos a se desenvolverem cada vez mais, o EAD Senar Goiás possui mais de 25 cursos. Todos são online, gratuitos e com certificado. A carga horária varia entre 15 e 20 horas e você tem até 30 dias para completar o curso. As inscrições estão sempre abertas, mas é preciso ficar de olho nas datas de início das turmas e claro, correr atrás do que você quer aprender, pois as vagas por turma são limitadas. 

A seguir listamos algumas sugestões para você enriquecer o seu currículo, aumentar seu conhecimento e poder concorrer à vaga que você tanto quer! 

CULTIVO E PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR

Matricule-se aqui

 

DIREÇÃO, LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NA EMPRESA RURAL

Matricule-se aqui

 

GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO RURAL

Matricule-se aqui

 

INTRODUÇÃO À AGRICULTURA DE PRECISÃO

Matricule-se aqui

 

CULTIVO E PRODUÇÃO DE GRÃOS

Matricule-se aqui

 

Você pode falar conosco!
Envie sua opinião e sugestão de temas para este blog para o e-mail: ead@senargo.org.br
 

Continue se informando sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás. Leia também:
  • - 10 de Dezembro de 2018

    A força do agro impulsiona você a chegar mais longe!

    | Leia mais
  • - 04 de Dezembro de 2018

    História de dedicação, superação e sucesso: Antônio Celestino, aluno do EAD Senar Goiás

    | Leia mais