Quando a gente ama o que faz, a gente acorda-trabalha-estuda-come-e-dorme aquilo, não é mesmo? Quem atua no agronegócio, seja dentro ou fora da porteira, tem milhares de assuntos e fontes para se atualizar.

Em relação ao temas, tem que ver o que há de novo tecnicamente no que faz, casos interessantes de sucesso, aprender mais sobre gestão, marketing, ou ainda sobre produção orgânica.

Quando se trata de fontes, são diversos programas de TV, revistas especializadas, sites, blogs, canais no Youtube, grupos de Whatsapp, páginas nas redes sociais e eventos.

Mas, e na hora da diversão?

Também dá pra ter entretenimento ligado ao agro, minha gente! Sim, tem os rodeios e os sertanejos, mas também dá pra ficar debaixo das cobertas e aproveitar vários filmes e séries disponíveis.

IMPORTANTE:

Realmente faltam conteúdos que retratem mais o agro e o setor rural, ficção ou não-ficção. A lista possui filmes e séries com uma pegada mais documentário, mas nos preocupamos também em ter histórias com o campo como pano de fundo, de diferentes gêneros e para todos os gostos.

Filmes e séries sobre agro para você escolher

1 - O menino que descobriu o vento

Drama super premiado que é além de divertido, uma grande lição de vida. Aqui, a agricultura entra como cenário, e a educação, como solução. Baseado em uma história real, esse filme da Netflix mostra como um menino conseguiu construir moinho de vento e garantir a irrigação das colheitas do seu vilarejo na África, salvando várias famílias da fome.


2 - A pequena grande fazenda

O cineasta John Chester e sua esposa Molly Chester, uma chefe de cozinha, trocam a vida da cidade pelo sonho de encontrar a harmonia com a natureza vivendo em uma fazenda sustentável.

O documentário, disponível no Globo Play e no Telecine, relata oito anos da vida do casal no processo de transformação da fazenda em um ambiente totalmente funcional, com a biodiversidade recuperada.


3 - Temple Grandin

A história de uma mente brilhante, baseada em fatos reais. Esta produção mostra a trajetória de Temple Grandin, uma americana que superou os desafios do autismo e tornou-se uma cientista especialista no bem-estar animal, reconhecida pelo desenvolvimento do manejo racional do gado. O filme pode ser encontrado na plataforma HBO GO.



4 - Vida no campo

Um documentário disponível no Youtube, resultado de uma parceria entre John Deere, Embrapa e o Ministério da Cultura. O filme mostra a história de cinco famílias, de diferentes regiões do país, que tiveram suas vidas no campo transformadas após a implantação de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Essa estratégia de produção sustentável gerou um aumento significativo de produtividade nas terras dessas famílias.

Banner sobre o Programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta



5 - Brasil Orgânico

Este documentário faz uma viagem pelos biomas do Brasil e revela histórias de pessoas que têm na produção orgânica uma forte ideologia de vida: desde a fruticultura até a pecuária, desde a produção familiar até grandes propriedades e cooperativas. O filme pode ser assistido na plataforma Vimeo.



6 - Ser Tão Velho Cerrado

Um documentário disponível na Netflix, que mostra o nosso estado de Goiás. Com foco no intenso desmatamento na Chapada dos Veadeiros, o filme discute a importância do Cerrado e a produção sustentável na região, inclusive com a participação de agricultores familiares.

banner para o Programa ABC Cerrado


7 - Balões e Bichinhos: Descobrindo a Natureza


Aqui tem indicações para todas as idades, por isso resolvemos trazer uma dica especial para a criançada. Esta animação mostra as aventuras de dois balões de gás de em forma de bichinho que desvendam os mistérios da natureza e realizam as tarefas em uma fazenda. O episódio pode ser encontrado na Amazon Prime Video.


8 - Heartland

Esta série é um drama familiar que retrata a vida de duas irmãs que se mudam para o rancho do avô após a morte da mãe. Elas decidem continuar o trabalho da mãe que cuidava de cavalos que foram maltratados. A série pode ser assistida na Netflix e o trailer da sua 14ª temporada já está disponível, veja:


9 - The Ranch

Aqui vai uma dica para quem gosta de comédia! Esta série é uma produção da Netflix que mostra o dia a dia agitado na fazenda da família Bennett, após o retorno de Colt, o filho mais novo. Depois de uma carreira sem sucesso no futebol americano, ele decidiu retornar para casa e ajudar a cuidar do rancho da família. Os protagonistas chegaram até a dublar a música “saudades da minha terra” para divulgar a série no Brasil, confira no vídeo abaixo:



Reserve um tempo para adquirir mais conhecimento

Quando a gente tem paixão pelo o que faz, qualquer atividade é prazerosa!
Mas uma dica de ouro é saber equilibrar: vida profissional e vida pessoal, dedicação e diversão, viver o presente e se preparar para o futuro. Assim, planeje-se para assistir a esses conteúdos que indicamos, mas também reserve um espaço no seu mês para se dedicar ao seu aprendizado e às suas competências profissionais.


banner para os cursos do Portal EaD SENAR GO



Fale com a gente

Dúvida, crítica, sugestão ou elogio?

Preencha o formulário e aguarde nosso contato.

Nome*
E-mail*
Telefone com DDD*

E-mail enviado com sucesso! Em breve um dos nossos colaboradores irá entrar em contato. Obrigado!