A agropecuária foi o único setor brasileiro que apresentou variação positiva entre os segmentos que compõem a formação do PIB, segundo os números do IBGE. Mesmo o país vivendo o auge da recessão econômica, analistas concordam que o desempenho do setor continuará crescendo entre 1,5% e 2,2% este ano.

Projeções para 2016

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT) projeta um possível aumento em 2016, em virtude do crescimento esperado para a produção de soja e milho na safra 2015/2016. Na avicultura e suinocultura, o reflexo é positivo também. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, é esperado que o país mantenha a competitividade ao longo deste ano, o que garantirá um bom desempenho. A expectativa para o mercado de carne bovina também é positiva para as exportações, embora o consumo será considerado fraco.

Muitas são as interpretações do cenário agropecuário brasileiro e, claro, inúmeras opiniões diferentes. Por isso, é interessante que, o produtor do campo saiba onde buscar informações relevantes e principalmente, saber entender como lidar com estas de forma prática e eficiente.

Para facilitar o aprendizado, o EAD Senar Goiás oferece o curso O Agronegócio e o Crescimento Brasileiro. Em apenas 20 horas, você aprenderá como analisar a história, o cenário atual e as perspectivas para o agronegócio brasileiro. Estudará também sobre os recursos naturais e sobre o funcionamento do agronegócio “antes”, “dentro” e “depois” da porteira, bem como os produtos agropecuários produzidos no Brasil e na sua região. Além disso, você verá que a agricultura familiar é uma rede a favor do crescimento do agronegócio brasileiro.

Aproveite esta oportunidade! Matricule-se agora e aprenda como surgiu o agronegócio no Brasil e no mundo: http://bit.ly/1tPvwSf E colha bons frutos!

Palavras-chave: cursos, gratuitos, empresa, rural, campo, Goiás, agronegócio, agricultura