O cooperativismo desempenha um papel crucial no agronegócio, contribuindo significativamente para a economia brasileira. Com quase 50% do PIB agrícola sendo gerado por cooperativas, o setor agropecuário se destaca, contando com 1.597 instituições e 180,1 mil produtores cooperados. Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, estima-se que 48% de toda a produção do campo brasileiro passa, de alguma forma, por uma cooperativa.

Quais as vantagens do cooperativismo?

As vantagens do cooperativismo são diversas e impactantes para os agricultores. As cooperativas promovem a comercialização dos produtos, fornecem serviços aos cooperados, desenvolvem a região e oferecem os seguintes benefícios:

● inclusão de produtores, independentemente do tamanho e sistema de produção;
● coordenação da cadeia produtiva em relação horizontal;
● geração e distribuição equitativa de renda;
● prestação de serviços, acesso e adoção de tecnologias para os cooperados;
● economias em escala nas transações de compra e venda, resultando em negociações coletivas vantajosas;
● acesso a mercados que, individualmente, seriam mais desafiadores;
● agregação de valor à produção dos cooperados.

Como fazer parte ou montar uma cooperativa?

Para participar dessa prática, é necessário compreender os conceitos do cooperativismo e enxergar nas ações coletivas e cooperativas a oportunidade de empreender e gerar bons negócios na propriedade rural. E você pode contar com o Senar Goiás nesse processo!

O curso Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo no Agronegócio ajuda você, produtor rural, a trilhar o caminho correto para fortalecer as boas relações. Ao participar do curso, você terá a oportunidade de compreender, teoricamente e na prática, todos os passos e regras do cooperativismo.

Quem pode fazer o curso?

O curso é aberto a todos os moradores do Estado de Goiás, com idade a partir de 15 anos. Ele é especialmente voltado para: proprietários ou arrendatários de terras, parceiros, suas famílias; trabalhadores rurais, prestadores de serviço para o meio rural (oficinas de tratores, por exemplo); e outras pessoas cujas atividades econômicas mantêm vínculo com o setor rural.

O curso é dividido em 6 módulos:

● Módulo 1: O associativismo rural
Módulo 2: Associativismo de interesse econômico
● Módulo 3: Modalidades de associativismo
● Módulo 4: O Cooperativismo Rural
● Módulo 5: Planejamento empresarial em cooperativas
● Módulo 6: Sindicalismo rural

Com uma carga horária de 20 horas, as aulas são totalmente a distância, apresentando um conteúdo dinâmico e de fácil aprendizado. Aproveite essa oportunidade de ampliar o seu conhecimento no agronegócio sem gastar nada para estudar. Matricule-se aqui!