Agricultura de Baixa Emissão de Carbono é o novo programa de ensino do SENAR Goiás e faz parte da Coleção ABC Cerrado – Tecnologias Sustentáveis de Produção Agropecuária no Bioma Cerrado. Essa coleção, que é composta de sete cursos, é fruto do Projeto ABC Cerrado, que foi implementado durante os anos de 2014 a 2019.

O objetivo desse projeto é disseminar práticas de agricultura de baixo carbono, estimulando o produtoir rural investir na sua propriedade, para impulsionar a produtividade e renda, ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente.

O Brasil ocupa um lugar de destaque entre os maiores produtores de alimentos do mundo, além de ser um dos países que mais preserva o meio ambiente produzindo em apenas 27,7% do seu território, enquanto mantém coberto 61% com vegetação nativa.

Em 2009, o país assumiu o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), durante a 15ª Conferência das Partes (COP-15). De lá para cá, a agricultura de baixa emissão de carbono (ABC) passou a receber uma atenção maior por parte do Governo e de diversas instituições, que criaram programas para incentivar o produtor rural brasileiro a adotar técnicas sustentáveis.

O SENAR Goiás participa dessa iniciativa com os cursos do Programa ABC Cerrado. O primeiro deles já está disponível e mostra como o plantio de árvores comerciais de rápido crescimento e alta capacidade de fixação de carbono pode ser um excelente aliado da agricultura e da pecuária nacional.

A capacitação tem 30 de duração, é 100% online e gratuita. CLIQUE AQUI e garanta a sua vaga.

Aprenda implementar a tecnologia de Florestas Plantadas, desde o planejamento até a colheita, e traga uma alternativa para o incremento de renda e uso produtivo de solos degradados.