Máquinas ultramodernas, com pilotos automáticos direcionados via satélite, drones monitorando as lavouras, softwares sofisticados que traçam mapas de produtividade infalíveis. São essas, certamente, as primeiras imagens que vêm à mente, quando se ouve falar em Agricultura de Precisão (AP). E todas elas são reais. A tecnologia está no campo com força total, como pode ser visto na última Tecnoshow Comigo, realizada no início de abril em Rio Verde (GO). Mas a AP não se resume ao uso de equipamentos de última geração e, ao contrário do que se pensa, pode ser aplicada não somente por grandes, mas também por médios e pequenos produtores com grandes vantagens.

A AP garante mais eficiência no plantio e na colheita, aumentando a produtividade e o lucro e, ainda por cima, preservando melhor o meio ambiente. Para que o produtor, de qualquer nível, possa utilizá-la e se beneficiar, só é necessário que conheça melhor os recursos disponíveis. E nem precisa sair de casa para isso. Pela internet, o profissional do campo pode ter acesso a um programa completo de cursos sobre a Agricultura de Precisão. O programa é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) em seu portal de educação a distância, http://ead.senargo.org.br.

“A gente vê muitos agricultores com investimento grande em máquinas de alta tecnologia embarcada que não conseguem usar direito o equipamento, não têm o conhecimento necessário pra explorar toda a tecnologia disponível nas mãos dele” – revela o gerente de Educação Formal do Senar Goiás, Fernando Couto de Araújo. “Ainda falta muito conhecimento nessa área. Então, através desses cursos a distância, os profissionais que atuam no campo, produtores, técnicos, trabalhadores, primeiramente passam a entender melhor os conceitos da AP, e depois as tecnologias já desenvolvidas na área. Aí o produtor pode analisar melhor o que tem condições de aplicar em sua propriedade, de acordo com suas particularidades”.

Começando pelo básico

O Programa Agricultura de Precisão do EAD Senar Goiás, inclui sete cursos que disponibilizam aos participantes informações sobre as novas tecnologias encontradas no mercado. Todos os cursos são livres, gratuitos e a distância, tendo em média 17 horas de duração e temas que abrangem desde o plantio até a colheita. São eles: Introdução à Agricultura de Precisão; Sistemas de Orientação por Satélite; Agricultura de Precisão no Uso de Corretivos e Fertilizantes; Agricultura de Precisão na Semeadura; Agricultura de Precisão na Aplicação de Defensivos Agrícolas; Agricultura de Precisão na Colheita de Grãos; agricultura de Precisão em Diferentes Culturas.

O produtor que conhece bem e sabe aplicar a AP leva vantagem, como explica Fernando Couto. “São todas técnicas e práticas que visam o aumento de eficiência na produção, nos levam a conhecer melhor a área cultivada, nosso sistema produtivo e, com isso, a gente economiza insumos, reduz o custo de produção, aumenta a produtividade e protege o melhor o meio ambiente, evitando a contaminação por superdosagens de defensivos, como no caso da agricultura convencional”.

Fernando aconselha o produtor a adotar primeiro os conhecimentos básicos da AP. “Um pequeno agricultor pode pensar: - A Agricultura de Precisão não se aplica à minha propriedade porque eu não tenho capital pra investir em máquinas de última tecnologia. Mas ele tem que entender que aplicando práticas mais precisas e recomendadas, que proporcionam ganhos em eficiência de produção, ele já está caminhando para uma agricultura mais eficiente, mesmo com técnicas simples, como análise de solo para calcário e adubação”.

O gerente de Educação Formal do Senar Goiás observa ainda que o mercado atual oferece opções também para o produtor que deseja aplicar as tecnologias da AP sem grandes investimentos. “A AP é acessível a qualquer tamanho de produtor. O que tem condição pode comprar máquinas de diversos tipos com tecnologia embarcada. Mas o que não tem pode utilizar suas próprias máquinas fazendo adaptações. E pode, inclusive, terceirizar o serviço, contratando quem possui equipamentos disponíveis”. As matrículas para os cursos do EAD Senar Goiás estão abertas e podem ser feitas no site.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br, 0800-642-0212

Palavras-chave: agricultura de precisão, AP, tecnologia, grande produtor, médio produtor, pequeno produtor, eficiência, máquina, plantio, colheita, defensivos, curso, internet, EAD, a distância, capacitação.

Fale com a gente

Dúvida, crítica, sugestão ou elogio?

Preencha o formulário e aguarde nosso contato.

Nome*
E-mail*
Telefone com DDD*

E-mail enviado com sucesso! Em breve um dos nossos colaboradores irá entrar em contato. Obrigado!