A agricultura de precisão visa tratar o solo ou culturas de maneira pontual e exata. Assim, em vez de um fertilizante ou defensivo ser aplicado de maneira uniforme em uma determinada região, são feitos estudos das necessidades e particularidades de cada área para que a aplicação seja eficiente. As vantagens são inúmeras - da economia de produtos à redução do impacto ambiental.

Em meados da Revolução Industrial, surgiu a ideia da agricultura de precisão como técnica de tratar as culturas agrícolas em busca de melhor rendimento. Mais tarde, a técnica despontou, com o desenvolvimento de microcomputadores, softwares e dispositivos digitais.

Nesse contexto, com gerenciamento localizado das propriedades, inúmeras ferramentas se fazem aliadas. O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é uma delas.

O GPS é um equipamento que associa dados de latitude e longitude. Através dessas coordenadas, com o cruzamento das regiões de uma propriedade agrícola, é possível inferir as áreas ou locais exatos que necessitem de intervenção, com aplicação de produtos ou na semeadura.

A localização geográfica é feita por orientação de satélites. Existem diversos tipos de sistemas de navegação por satélite, como também várias opções de plataformas de interpretação e processamento dos dados.

Ficou interessado em conhecer os benefícios da agricultura de precisão e dos sistemas de orientação por satélite?

O Senar Goiás oferece o curso Sistemas de Orientação por Satélite (GPS). Ele é gratuito e totalmente online. Ou seja, você pode estudar do escritório da sua propriedade, da sua casa ou até no computador de uma lan house da sua cidade. São cinco módulos e duração de 17 horas.

Invista em você e na sua profissão! Aprenda a importância da orientação por satélite e das coordenadas geográficas, os tipos de sistemas de orientação por satélite e de navegação por satélite, além das aplicações na agricultura e formas de interpretação e processamento de dados.

Não tenha dúvidas, a agricultura de precisão tem sido desenvolvida desde o século XVIII e tem evoluído como forma de aumentar a produtividade e eficiência da agricultura. Aproveite o conhecimento em torno dessa ferramenta e inscreva-se no curso do Senar Goiás. Com esse certificado em mãos, você ainda pode estudar e ganhar mais conhecimento em várias áreas com os cursos do EAD Senar Goiás.