Abrir menu

Faça seu cadastro e tenha acesso gratuito aos cursos:

Cadastrar

Blog

Voltar

De olho no campo

Acompanhe notícias sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás, que vem ampliando o conhecimento e a qualidade de vida no agronegócio goiano.

Consegue aumentar sua produção em 40% até 2028?

Acha muito? E aumentar em 70% o volume da sua produção até 2050?

Calma, não estamos te pressionando! Mas sim, o tempo todo o agronegócio tem tido como uma das principais pautas o aumento da produção e da produtividade - porque precisamos produzir mais, e cuidar das áreas produtivas, já que também é preciso preservar! 

Os dois dados que usamos nas perguntas são perspectivas de quanto o Brasil vai precisar aumentar sua produção de alimentos. O primeiro, foi um dos destaques do evento GAF 2018: Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio da FGV-EESP e um dos homens mais admirados do setor é quem afirmou isso em sua palestra. "O Brasil tem de crescer 40% na produção de alimentos em 10 anos para que o mundo cresça 20%", disse. Segundo Rodrigues, "temos tecnologia, terra e gente" para cumprir essa meta. 

Outro dado citado, um pouco mais conhecido, é o da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). A entidade indica que a produção de alimentos terá que aumentar cerca de 70% até 2050 para alimentar uma população prevista até lá, de 9,6 bilhões de pessoas!!!!

Sim, produtividade, demanda por alimentos, segurança alimentar são temas muito conhecidos. Mas você já fez o seu planejamento para crescer? É importante crescer de forma calculada, sustentável economicamente. Por exemplo: você pode aumentar a sua produção com um maquinário top, ou contratando muito mais gente, ou ainda usando os melhores insumos e tecnologias disponíveis. Mas isso não significa que vá dar resultado logo, e que a sua rentabilidade vai conseguir “fechar a conta” com esse tamanho investimento! 

Por isso, o seu planejamento tem que começar hoje! E mais, como disse o doutor Roberto, nós temos tecnologia, terra e gente. Precisamos colocar tudo isso pra funcionar! Organizar, planejar, ter gestão, conhecimento, técnica, inovação… 

 

Cursos EAD Senar Goiás

Bom, tudo isso, você encontra nos cursos online do EAD Senar Goiás! São mais de 25 cursos, organizados em 5 programas de ensino, todos online e gratuitos. 

Em breve, novas turmas desses cursos vão iniciar e restam poucas vagas. Acesse, conheça mais e garanta a sua! 

APREENDENDO E EMPREENDENDO: NA VIDA E NA EMPRESA RURAL
Esta é a oportunidade de desenvolver um perfil empreendedor preparado para encarar os desafios do agronegócio brasileiro e ajustar as possibilidades para realização pessoal. Descubra a melhor forma de alcançar uma carreira de sucesso no campo e fazer escolhas relevantes para sua vida.

Matricule-se aqui 
 

CULTIVO E PRODUÇÃO DE GRÃOS
Aprenda quais as melhores práticas para garantir alta produtividade e mais sustentabilidade na lavoura de grãos. Atualize-se do preparo do solo à colheita e supere os resultados na próxima safra.

Matricule-se aqui 

 

ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA RURAL
Organizar é simples e inteligente! Aprenda novas formas de organização, produção e comercialização de seus produtos. Também conheça a importância dos planejamentos estratégico, gerencial e operacional.

Matricule-se aqui 
 

Continue se informando sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás. Leia também:
  • - 08 de Outubro de 2018

    9 aplicativos para quem trabalha no agronegócio

    | Leia mais
  • - 02 de Outubro de 2018

    Você ganha ou perde com a alta do dólar?

    | Leia mais