Cerca de 60% dos acidentes de trabalho no campo acontecem com máquinas e implementos.

Presentes na lida diária do campo, as atividades com máquinas agrícolas, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), são as que mais oferecem riscos ao trabalhador rural. A cada ano, como revela uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cerca de 700 mil trabalhadores rurais são vítimas de acidentes, a maioria durante a operação das máquinas, especialmente tratores. Em busca de prevenir o crescente número de acidentes, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) investe na capacitação, oferecendo gratuitamente, em seu portal de ensino a distância, um curso sobre o tema.

O curso Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas – NR.31.12 – ensina como evitar os acidentes usando de maneira adequada e segura o maquinário, de acordo com as normas previstas na legislação. Desde 2005, o Brasil revisou e regulamentou as normas técnicas para redução de acidentes e doenças no meio rural, editando a Norma Regulamentadora 31 (NR-31). A lei é extensa e muito detalhada. Poucos são os que conhecem e sabem aplicar inteiramente o que ela exige. No curso do EaD Senar Goiás, o participante tem a oportunidade de conhecer a fundo as regras precisas que a NR-31 estabelece para cada tipo de máquina.

Etapas do curso

Dividido em seis módulos e com 20 horas aula, o curso traz no primeiro módulo os princípios gerais de segurança com as máquinas e implementos. O segundo estuda os capítulos da NR-31 sobre proteções, transmissões de força, meios de acesso, segurança nas atividades, que são os mais minuciosos da legislação. Para se ter uma ideia, a lei regulamenta até como devem ser as escadas, rampas e plataformas, além dos dispositivos de partida das máquinas.

No terceiro módulo o participante vai conhecer os símbolos universais usados na área, e no quarto as informações contidas nos adesivos, assim como a sinalização das máquinas e implementos. O quinto é dedicado a segurança e à manutenção das máquinas e implementos, incluindo nele noções de trânsito. No sexto e último, são ensinados primeiros socorros e a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Matrícula

As matrículas para o curso do Senar Goiás estão abertas e devem ser efetuadas no endereço eletrônico: http://ead.senargo.org.br/cursos . Não há exigência de grau de escolaridade. O curso pode ser feito por todos os interessados, a partir de 15 anos de idade, e é especialmente voltado para produtores e trabalhadores rurais.

Fale com a gente

Dúvida, crítica, sugestão ou elogio?

Preencha o formulário e aguarde nosso contato.

Nome*
E-mail*
Telefone com DDD*

E-mail enviado com sucesso! Em breve um dos nossos colaboradores irá entrar em contato. Obrigado!