Você sabia que praticamente a sua alimentação completa vem da agricultura familiar do pequeno produtor brasileiro? Isso ocorre, pois, a produção dos grandes centros agrícolas do país são destinados à exportação. Dessa forma, a responsabilidade de alimentar uma quantidade considerável da população é da agricultura familiar.

Segundo o Censo Agropecuário de 2006, o último divulgado, cerca de 84% dos estabelecimentos agropecuários pertencem às famílias.

O país também se destaca como o maior produtor de café, suco de laranja e cana de açúcar do mundo, segundo em soja e mandioca e terceiro maior em produtos agropecuários.

Oportunidade para o Jovem Empresário Rural

A agricultura familiar é base econômica para 90% das cidades brasileiras com até 20 mil habitantes. A gestão compartilhada da propriedade agrícola é, em sumo, a principal fonte geradora de renda dessas famílias.

Sendo fundamental para o abastecimento interno de mercado e para o controle da inflação de alimentos, a agricultura familiar representa 35% do PIB e torna cerca de 40% da população economicamente ativa.

O jovem que optar por seguir no ramo da agricultura e dar continuidade às produções nas terras da família, contará com uma série de vantagens. O setor vem recebendo um olhar cuidadoso, diante dos números economicamente gerados e pelo impacto positivo na sustentabilidade e rentabilidade na vida no campo.

Quem ainda tem dúvidas se deseja investir nessa carreira, pode começar fazendo um curso do EAD Senar Goiás gratuitamente para analisar as perspectivas do setor e desenvolver competências de liderança, gestão e empreendedorismo, que se aplicam na vida e no meio rural. Acesse o link aqui para mais informações.

Ampliando os horizontes para o mundo, a 72ª Assembleia Geral da ONU declarou os anos de 2019 a 2028 como a Década para a Agricultura Familiar, visando a melhoria de políticas públicas na agricultura e pensando na contribuição da erradicação da forme e da pobreza.

A oportunidade está nas mãos e você não pode deixar escapar. Empreenda e invista no que é promissor e que gera resultados para você, sua família e sociedade.

Fonte: O Globo