A energia fotovoltaica é a energia elétrica gerada por meio da luz do sol (também conhecida como energia solar). A produção acontece através de placas solares responsáveis por captar a energia solar e começar o processo de transformação em eletricidade.

Aqui no Brasil, a energia fotovoltaica tem se popularizado e sido cada vez mais reconhecida por seus inúmeros benefícios.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), os consumidores rurais representam 7,0% do número de sistemas instalados no país. A tendência é que esse número continue crescendo devido ao baixo custo e a praticidade da instalação.

Conheça mais pontos positivos dessa energia:

Banner economize na conta de luz

Vantagens da energia fotovoltaica

Redução da conta de luz

O preço da energia fotovoltaica tem diminuído ao longo dos anos! O avanço da tecnologia e o aumento da escala de produção geraram uma redução significativa no valor das contas de luz. Confira o gráfico abaixo:

Gráfico energia fotovoltaica


Aumento da produtividade

A redução dos gastos com energia possibilita que o produtor rural invista em outros segmentos, aumentando a produtividade e o lucro.

Limpa, renovável e sustentável

A energia fotovoltaica é considerada renovável porque é gerada a partir de uma fonte inesgotável - o sol. Ela possui baixo impacto ambiental - é sustentável e limpa.

Tempo de duração

Uma vez instalado, o sistema dura por um longo período de tempo: no mínimo 25 anos.

Alto potencial de radiação solar

O Brasil possui um território com alto potencial de radiação do sol e bastante indicado para a produção de energia fotovoltaica. Até as regiões com menor incidência de radiação solar têm o potencial maior que o da Europa.

>> Quer investir em energia solar? Faça o curso gratuito de Energia Fotovoltaica e aprenda como funciona a instalação e o financiamento desta tecnologia na sua propriedade rural.