Abrir menu

Faça seu cadastro e tenha acesso gratuito aos cursos:

Cadastrar

Blog

Voltar

De olho no campo

Acompanhe notícias sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás, que vem ampliando o conhecimento e a qualidade de vida no agronegócio goiano.

Eu quero uma casa no campo...

A música "Casa no Campo", escrita por Zé Rodrix e Tavito e eternizada na voz da saudosa Elis Regina, mostra que a vida na fazenda é a imagem que a maior parte das pessoas tem de paz, de objetivo de uma vida bem-sucedida, de auto realização. 

"Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau a pique e sapê
Onde eu possa plantar meus amigos
Meus discos e livros e nada mais". 

Para você que adora esta música, colocamos ao final do post um vídeo com uma entrevista da cantora sobre esta canção e sua vida. 

 

Claro que boa parte dessa imagem é construída por uma memória afetiva. Mesmo quem mora na cidade e nunca viu uma vaca ao vivo, tem a comida da avó e a moda de viola como um espaço de aconchego. 

Quantas vezes você ouviu de um amigo (ou até mesmo falou) que queria largar o emprego, o chefe chato, a burocracia, o trânsito e comprar um pedacinho de terra e ser feliz? 

 

Paz, mas muito trabalho! 

Há uma ideia equivocada desse marasmo que é o campo. A "lida" começa cedo, o negócio é cheio de riscos e quem administra, tem que saber de tudo um pouco. Ou melhor, de tudo, muito. O produtor rural é também o gestor de pessoas, quem compra, quem vende, quem planeja e quem põe a mão na massa. 

Mesmo assim, a qualidade de vida é algo que vale a pena! Por exemplo, pesquisas mostram que com maiores oportunidades, os jovens têm ficado na fazenda, estudado e pensado em sucessão familiar. 

 

Como ter e proporcionar qualidade de vida e de trabalho

Se você é produtor, precisa pensar na sua qualidade de vida, da sua família e também dos seus colaboradores. Se você é empregado, a segurança no trabalho também deve ser uma preocupação sua, sim! 

Juntos, empregadores e funcionários devem criar um clima bom e que os riscos nas atividades operacionais sejam menores. 

Separamos alguns itens importantes, e que você pode aprender nos nossos cursos listados abaixo: 

- Mais do que saúde, o respeito profissional mútuo é indispensável para qualidade de trabalho; 
- Conhecimento, observação e ação diminuem muito os riscos, sejam eles de doenças causadas por má postura, de acidente de trabalho e até de problemas ambientais
- Manuais existem para serem lidos, sinalizações para serem seguidas e equipamentos de segurança (EPIs - equipamento de proteção individual) para serem usados. 

 

Cursos EAD Senar Goiás

Ao realizar um curso do EAD Senar Goiás, você tem acesso gratuitamente ao material de ensino e também a uma biblioteca digital, com várias leituras de apoio. Hoje indicamos os quatro cursos do Programa Gestão de Riscos

PREVENÇÃO DE ACIDENTES E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
Aprendizado prático e completo sobre a NR-31 (Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho), prevendo quais as principais medidas a serem tomadas no exercício do trabalho no campo.

Matricule-se aqui 

 

GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO RURAL
Compreenda a importância do cumprimento da NR-31, ampliando conhecimentos sobre os princípios da higiene no trabalho rural, relações humanas, avaliação de riscos e gestão da segurança ocupacional.

Matricule-se aqui 

 

PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM DEFENSIVOS AGRÍCOLAS – NR-31.8
Aprenda a manipular adequadamente produtos com agrotóxicos e a prevenir acidentes com nível de intoxicação de acordo com a Norma Regulamentadora 31, a NR-31 do Ministério do Trabalho.

Matricule-se aqui 

 

PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS - NR.31.12
Conheça práticas adequadas e seguras de trabalhar com o maquinário, os símbolos universais, adesivos de segurança, noções de primeiros socorros e a importância da utilização de EPIs; tudo de acordo com a NR-31, legislação trabalhista em vigor.

Matricule-se aqui 

 

Como prometido... 

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Elis Regina canta a música e fala sobre a canção e sua vida pessoal: 

 

 

 

Continue se informando sobre a vida no campo e o ensino a distância do SENAR Goiás. Leia também:
  • - 22 de Julho de 2019

    Safra recorde de grãos e a oportunidade de bons negócios

    | Leia mais
  • - 12 de Julho de 2019

    Educação à distância transforma relação do campo com a qualificação

    | Leia mais