O ano de 2018 começa com ótimas notícias para o agronegócio! A estimativa do PIB é de crescimento entre 0,5% e 1%. A projeção é positiva, pois o ano de 2017 está encerrando com queda de cerca de 2% em decorrência aos problemas enfrentados pela indústria. Os dados são da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para o próximo ano também se espera um aumento de 7,1% do Valor Bruto da Produção (VBP), caracterizando a influência do agronegócio na redução drástica da inflação no país em 2017.
Segundo o estudo Projeções do Agronegócio - Brasil, publicado pelo Departamento de Crédito e Estudos Econômicos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, até 2027, a produção de grãos deverá aumentar em 56,0 milhões de toneladas e na produção de carnes, a estimativa é de 7,5 milhões de toneladas.

2018 é o ano para investir!

Uma pesquisa realizada entre os participantes do Prêmio Melhores do Agronegócio, realizado em outubro deste ano, promovido pela revista Globo Rural, fala que cerca de 59% dos participantes afirmam que investirão mais em 2018 do que em 2017, 14% afirmam que investirão menos e cerca de 27% manterão o nível de 2017.

Aproveite a fase inspiradora que o começo de ano carrega e dedique-se à sua propriedade rural!

Comece o ano fazendo um bom planejamento.

• Faça um balanço da produção e economia de 2017
Analise os dados ricos que você tem em mãos. Veja as possibilidades de melhorias, onde investir e onde manter os números.

• Seja como a maioria dos participantes do Prêmio Melhores do Agronegócio
Não tenha medo de investir! Acredite na sua produção e dê o melhor de você. Acompanhe os estudos, análises de mercado e notícias que publicamos aqui no blog do EAD Senar Goiás, para ficar por dentro das novidades do setor.

• Invista no conhecimento
Às vezes pensamos que custa caro para ter certificação e acesso às oportunidades do setor agro. Se você está lendo essa dica, está contando com uma vantagem imensa: o EAD Senar Goiás possui mais de 20 cursos gratuitos divididos em programas, oferecidos na modalidade a distância. As opções são voltadas para o Jovem Empresário Rural, Minha Empresa Rural, Agricultura de Precisão e Gestão de Riscos.

Comece 2018 de uma forma diferente! Conte com o EAD Senar Goiás para o sucesso do seu agronegócio!