E o Senar Goiás ensina o produtor a usar um sistema de informações para analisar melhor o seu negócio.

Com bem dizia o pensador Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, “o que não é medido não pode ser gerenciado”. A máxima, porém, ainda foi bem assimilada pelas empresas rurais. É comum o produtor ter toda a contabilidade na cabeça sem nenhum registro. Um hábito que pode travar o crescimento do negócio e ainda dar prejuízo.

“Instituir controles financeiros, como por exemplo contas a pagar e receber, anotar custos e despesas inerentes ao negócio, são essenciais para se ter controle da propriedade e, consequentemente, alcançar resultados positivos” – adverte Leonardo Cabral, mestre em Administração e Finanças. Leonardo é tutor do curso Sistema de Informações e Análise Econômico-Financeira Rural, que está sendo oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em seu portal de ensino a distância, http://ead.senarg .

Inteiramente gratuito e aberto a todos os interessados com idade acima de 15 anos, o curso ensina aos participantes não apenas como funcionam os elos que compõem a cadeia do agronegócio. Nele, o aluno também aprende como usar as informações no planejamento econômico-financeiro da propriedade e como aplicar a tecnologia moderna e a contabilidade para ter melhor retorno nos investimentos. As matrículas estão abertas.

Fome de tecnologia

O tutor Leonardo dá um exemplo prático de como o conhecimento, a organização e o controle administrativo podem fazer diferença. “É importante que o produtor não toque seu negócio no escuro. Conhecendo os custos da produção é possível verificar se o preço da mercadoria produzida praticado no mercado será lucrativo. Conhecendo a estrutura de custos é possível verificar quais os processos mais onerosos, o que possibilita a redução dos custos, o fim de desperdícios, perdas e gastos desnecessários”.

No curso do EaD Senar Goiás, a administradora de empresas Lúcia Araújo Costa, já descobriu alguns gargalos que têm impedido a expansão dos negócios da família, proprietária de duas fazendas em Goiás, uma em São Luís de Montes Belos e outra em Sanclerlândia. “Peguei as propriedades desestruturadas, as fazendas não têm registro de nada. Tô começando do zero, com fome de tecnologia e desse suporte que o Senar Goiás está me dando”.

Lúcia já está concluindo as 20 horas-aula do curso Sistema de Informações e Análise Econômico-Financeira Rural. Entusiasmada, ela conta que a família cria gado de corte e que se prepara para dar um salto, aumentando a produtividade e o lucro. “Tô amando o curso, ele está me dando a base que preciso para gerenciar melhor as propriedades. Estou colocando todo o nosso plantel em uma tabela de produção para ter mais controle. Qualquer segmento hoje tem que se modernizar, pois vivemos em um mundo globalizado, altamente competitivo”.

Visão ampla do negócio

Em três módulos, o curso oferecido pelo SENAR, aborda temas como Conceitos econômicos básicos para o agronegócio; Análise de negócio rural; Sistemas de informação no negócio rural; Contabilidade rural e balanço patrimonial e Custos da produção rural. Leonardo Cabral chama a atenção para alguns tópicos.

“Sem planejamento é muito difícil se alcançar bons resultados. Sem um destino certo, ou objetivo, será impossível escolher o melhor caminho a ser percorrido. Mas, com as ferramentas de apoio à gestão e o uso da contabilidade gerencial,como controles financeiros, análise dos resultados e o apoio de tecnologias da informação, o produtor terá condições de melhor tocar o seu negócio, com o intuito de obter os bons resultados”.

Os modernos sistemas de informação ajudam a integrar todas as áreas do empreendimento com agilidade, comenta o tutor. “O produtor rural pode ter uma visão ampla do seu negócio. No momento em que desejar, ele tem rápido acesso ao volume da produção, custos, despesas, resultados, entre outros fatores fundamentais para o bom gerenciamento da propriedade”. Mas, ressalta Leonardo, antes de se implantar um sistema de informação em uma propriedade é preciso analisar o retorno do investimento, nem sempre pequeno. Algo que o curso do EaD Senar Goiás também ensina.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br/ , 0800-642-0212