Um dos maiores desafios do agronegócio é se preparar para a crescente demanda por alimentos, já que em 30 anos a população deve aumentar cerca de 30%. A FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, estima que para o mundo alcançar a erradicação da fome e alimentar 9,8 bilhões de pessoas será preciso dobrar o quanto produzimos hoje!

Para que a produção agropecuária continue quebrando recordes a cada safra, o uso da tecnologia como aliada à produtividade agrícola é fator determinante.

Tecnologias de todos os tipos

Em 2017, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento revelou que quase 70% das propriedades agrícolas do País utilizam algum tipo de tecnologia, seja na operação ou na gestão dos negócios.

Quando falamos do gerenciamento, são diversos aplicativos e softwares que têm colaborado para que os agricultores controlem custos, analisem a produção e o retorno financeiro. Nesse quesito, o assunto do momento é o Big Data, que possibilita a análise de um enorme volume de dados.

Já na parte operacional, a atual febre é o uso de drones. A tecnologia tem inovado pois combina a coleta de dados e de imagens para contagem de plantas, detecção de pragas e monitoramento da necessidade de água e de insumos, por exemplo.

Uma grande aliada: a Agricultura de Precisão

Utilizada em mais da metade das propriedades rurais do Brasil, a Agricultura de Precisão é a tecnologia que permite que os agricultores entendam a variabilidade de um campo e utilizem os insumos conforme a necessidade de cada ponto. A consequência é o aumento da produtividade e a redução de custos e de impactos ambientais.

Ter conhecimento dos fundamentos e da aplicação da tecnologia da Agricultura de Precisão traz benefícios tanto à carreira profissional como à lavoura em que a tecnologia será aplicada. Por isso, o EAD Senar Goiás oferece gratuitamente 7 cursos no Programa Agricultura de Precisão, todos gratuitos, feitos pela internet e com cerca de 17 horas de duração cada.

Para se matricular nos cursos do EAD Senar Goiás, basta acessar este link e clicar em “Matricule-se”.