O Agronegócio emprega mais de 18 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Esalq. Quer dizer, um quinto dos brasileiros trabalha nas fazendas, agroindústrias e nas indústrias e serviços relacionados à agricultura e pecuária.

Você também merece uma chance!

Pode ser que você seja jovem e esteja em busca do primeiro emprego, ou então, já esteja no mercado de trabalho, mirando para outros cargos ao lado ou mais acima do seu. Para conquistá-lo, você precisa estar em constante observação do mercado e busca de vagas, capacitação e precisa saber como apresentar tudo isso.

Por isso, separamos algumas dicas de como desenvolver o seu currículo:

1. A primeira dica é essencial. O que você mostra que já aprendeu e realizou tem que estar em sintonia com a vaga que você pretende assumir. Por isso, um currículo não é uma coisa imutável. Vale ter um "número 1", que você possa enviar aos seus contatos, mas também fazer versões, mais com a cara da vaga que você viu aberta.

2. Objetividade! Se você tem pouca experiência, não vale enrolar pra parecer que fez mais, e nem se têm já uma carga bacana e quer mostrar tudo numa folha de papel. Deixe detalhes para a entrevista! Como regra geral, seu currículo deve ter no máximo duas páginas.

3. Comece pelos seus dados. Destaque seu nome, idade, coloque e-mail, telefone e endereço. Sim, apesar de tudo ser muito digital, é importante fornecer o endereço aos avaliadores. Você pode eliminar o "Curriculum vitae" que fazia parte de um padrão antigo. Ah, e dispense foto.

4. Coloque informações em forma de tópico, para facilitar a leitura. Vá do mais recente ao mais antigo, tanto para sua formação (pós-graduação, graduação, curso técnico, ensino médio) como para as empresas em que trabalhou.

5. Quando o currículo for do tipo "versão para uma vaga", como dissemos acima, vale destacar o que você aprendeu na Faculdade (ou em cursos complementares) e na vivência profissional em relação àquela vaga.

6. Coloque as funções que você desempenhou na empresa de forma breve. Adicione o período que ficou e também se houve mudanças de cargos.

7. O que você não deve colocar: referências (geralmente antigos chefes ou colegas e seus contatos), o motivo da sua saída e nem a pretensão salarial. Caso precisem disso, os contratantes solicitam à parte.

8. Explore bem os conhecimentos adicionais, como idiomas e cursos complementares. Nos idiomas, destaque o nível de conhecimento. Já para os cursos complementares, indique a carga horária e a data de execução.

9. E nunca, nunca, nunca minta!


Cursos EAD Senar Goiás

Obviamente não adianta ter SOMENTE um currículo bonito, mas sem recheio. Isto é, você precisa ser um profissional competente e atualizado.

E o melhor é que, para se manter atualizado no agronegócio, você nem precisa colocar a mão no bolso! Os cursos EAD Senar Goiás são gratuitos, online e dão certificado. Lembrete mais que importante: se você é estudante de curso técnico, tecnólogo ou de graduação, pode utilizar o certificado como comprovação de atividade complementar.

Preparado para melhorar ainda mais o seu currículo? Adicione nele esses cursos:

Gestão da Empresa Rural
Aprenda, de forma prática, a gerir melhor a sua empresa rural. Neste curso, você irá conhecer as principais áreas da gestão empresarial, como recursos humanos, mercado, finanças e operações.

Matricule-se aqui

Cultivo e Produção de Grãos
Aprenda quais as melhores práticas para garantir alta produtividade e mais sustentabilidade na lavoura de grãos. Atualize-se do preparo do solo à colheita e supere os resultados na próxima safra.

Matricule-se aqui

Introdução à Agricultura de Precisão
Aprenda como adotar conhecimentos básicos de Agricultura de Precisão em suas terras. Este curso é introdutório ao programa, por isso você aprenderá os primeiros passos para uma produção mais eficiente, a partir de tecnologias que possibilitam atividades agrícolas mais precisas e automatizadas.

Matricule-se aqui

Direção, Liderança e Motivação na Empresa Rural
Este curso é dedicado a tornar você um(a) verdadeiro(a) líder no meio rural. Você irá aprender a importância do papel do gestor no campo, que é responsável pelo planejamento, pela organização e pela direção da empresa.

Matricule-se aqui

Fale com a gente

Dúvida, crítica, sugestão ou elogio?

Preencha o formulário e aguarde nosso contato.

Nome*
E-mail*
Telefone com DDD*

E-mail enviado com sucesso! Em breve um dos nossos colaboradores irá entrar em contato. Obrigado!