A produção vegetal é de extrema importância para a agricultura brasileira. O país é o maior produtor de cana-de-açúcar do planeta e um dos maiores produtores de grãos. No caso dos grãos, estimativas do IBGE apontam que a safra 2019 deve ser a segunda maior da história, totalizando 230,1 milhões de toneladas produzidas. Isso representa um crescimento de 1,6% na produção e de 2,3% na área colhida.

O cenário deixa uma questão em aberto: os produtores rurais estão preparados para o desafio de manter a produtividade diante do alto volume produzido? A resposta está na qualificação e na busca pelas melhores práticas de cultivo e pós-colheita. É possível preparar um ambiente mais adequado para o desenvolvimento de diferentes cultivares de grãos e da cana-de-açúcar e, assim, obter melhores resultados antes e após a colheita.

Cuidados necessários para o desenvolvimento

Os agricultores já sabem que existem uma série de processos e cuidados necessários para que sua produção seja bem-sucedida. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, algumas práticas influenciam diretamente nos resultados do cultivo:

- A escolha da área certa para realizar o plantio;

- O preparo do solo a partir de técnicas de manejo adequadas ao clima e conforme recomendações técnicas;

- O uso de adubos de acordo com análise físico-química do solo;

- Controle de pragas com menor índice de toxicidade possível, visando o menor dano ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores rurais;

- Adoção de boas práticas no cultivo e na colheita para evitar fungos e outros agentes que comprometem a segurança dos alimentos;

- Armazenamento e transporte adequado após a colheita.

Aprenda as melhores práticas com o EAD Senar Goiás

Há muitas outras técnicas que podem ajudar a produção a atingir maiores níveis de sanidade e, principalmente, produtividade. O Programa Produção Vegetal, do EAD Senar Goiás, busca ensinar aos produtores rurais justamente essas práticas, com o objetivo de que as safras de cana-de-açúcar e de grãos sejam mais produtivas e sustentáveis.

São três cursos com matrículas abertas para fazer seu agronegócio se desenvolver ainda mais: Curso Cultivo e Produção de Grãos, Curso Cultivo e Produção de Cana-de-açúcar e Curso Pós-Colheita de Grãos.

Clique aqui e matricule-se