A Conab anunciou recentemente que a safra 2018/2019 deve ser novamente recorde! Não que isso seja muita novidade. Em dezembro de 2018, a entidade já havia apontado para esse incrível resultado. Mas não podemos esquecer (e nem deixar de agradecer!) por dois fatores: as condições climáticas que colaboraram, e o empenho de milhares de agricultores e profissionais que se dedicaram dia e noite para o Brasil ser novamente uma potência mundial quando o assunto é a produção de grãos.

A expectativa é de que vamos colher quase 240 milhões de toneladas na safra!!!! Para sermos precisos, o dado estimado é de 238,9 milhões, aproximadamente 5% maior do que a safra anterior (227,7 milhões de toneladas).

Impacto na economia

Mais uma vez, esse excelente resultado impacta diretamente no PIB brasileiro. Em anos anteriores, inclusive, o agronegócio sustentou o índice, com a crise generalizada em todos os setores.

E claro, todos queremos a recuperação e o crescimento do nosso País. É preciso que continuemos trabalhando com afinco para conseguir que as próximas colheitas sejam fartas. Mas, cada vez mais, você vai ter que investir em conhecimento, atualização e tecnologia, tanto para o seu desenvolvimento profissional, como nos resultados diários dentro da porteira.


E para você?!

Boas colheitas sempre são sinal de oportunidade de lucro para você! Não importa se você é produtor rural ou profissional do agronegócio: safra cheia gera vendas e empregos!

É verdade que, após 9 anos, este ano o rumo mudou e a receita dos produtores encurtou. Mas calma, a estimativa é praticamente um empate, com queda de apenas 0,16%. Vale lembrar que só no ano passado, com os embarques para a China de vento em popa, a receita subiu 20%.


EAD Senar Goiás


Continue se preparando para que os próximos anos sejam fartos. Com o EAD Senar Goiás, você pode aproveitar para se capacitar em mais de 25 cursos online, gratuitos, de curta duração e que ao final, você ainda recebe certificado de participação!

Selecionamos alguns cursos, de diferentes Programas de Ensino, que têm tudo a ver com o tema de hoje. Escolha por qual quer começar!

CULTIVO E PRODUÇÃO DE GRÃOS
Aprenda quais as melhores práticas para garantir alta produtividade e mais sustentabilidade na lavoura de grãos. Atualize-se do preparo do solo à colheita e supere os resultados na próxima safra.

Matricule-se aqui

PÓS-COLHEITA DE GRÃOS
As próximas safras podem ser ainda mais produtivas! Conheça as principais causas de perdas nas atividades existentes da colheita à comercialização de grãos e aprenda técnicas que podem garantir a produtividade da atividade.

Matricule-se aqui

PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS - NR.31.12
Conheça práticas adequadas e seguras de trabalhar com o maquinário, os símbolos universais, adesivos de segurança, noções de primeiros socorros e a importância da utilização de EPIs; tudo de acordo com a NR-31, legislação trabalhista em vigor.

Matricule-se aqui


MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
Curso que trata de todas as formas de comercialização dos produtos do campo (incluindo as políticas públicas). O mais legal é que você aprende a calcular o preço, a margem (lucro) e a planejar sua estratégia de venda e canais.

Matricule-se aqui

AGRICULTURA DE PRECISÃO NA COLHEITA DE GRÃOS
A colheita é a parte da produção agrícola que exige um alto nível tecnológico e você precisa estar preparado. Aprenda, de forma prática e atual, a reconhecer e nomear as modernas ferramentas que equipam as colhedoras.

Matricule-se aqui

INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS NO AGRONEGÓCIO
Entenda como as políticas agrícolas podem fortalecer e impactar a economia rural. Ainda neste curso, serão apresentadas algumas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, como o Pronaf.

Matricule-se aqui


>> Que tal semear conhecimento entre seus amigos e familiares? Compartilhe este post!