Se você tem família com tradição rural sabe: no passado, a criação de animais e a agricultura eram feitas conforme a aptidão da terra, o que os vizinhos costumavam plantar e os negócios eram feitos com a vizinhança e alguns conhecidos.

O tempo passou, a agropecuária tornou-se cada vez mais mercadológica e os produtores passaram a olhar qual cultivo poderia render mais negócios e maior lucro.

Com essa lógica mais competitiva, o campo começou a olhar conceitos e práticas utilizadas na gestão e administração em geral. O planejamento estratégico é uma ferramenta usada por todos os tipos de negócios e pode ser usada por você também, produtor rural. Por meio dessa técnica, o empreendedor define um plano de ação para o seu negócio baseado no estudo das suas próprias condições, dos seus concorrentes e assim, traça metas.

Se você observa que ainda tem melhorias a fazer na gestão da sua propriedade, seja em relação às questões financeiras, comerciais, de divulgação ou até mesmo sobre decisões de ampliação ou mudança de tipo de culturas, o planejamento estratégico pode ser um grande aliado para você!

Para descobrir ou aprender mais sobre essa poderosa ferramenta de gestão, faça o curso Planejamento Estratégico da Empresa Rural. Disponibilizado pelo Senar Goiás, o curso é gratuito e totalmente online. Assim, você pode estudar quando e onde você quiser - pode ser no computador da sua casa, do escritório, do sindicato ou até mesmo em uma lan house na sua cidade.

O curso possui 5 módulos, que devem ser realizados em 20 horas. Com ele, você vai aprender o conceito de planejamento estratégico, a gestão competitiva, a análise dos ambientes internos e externos, ou seja, vai ver o que o seu negócio e o dos seus concorrentes possuem de pontos fortes e fracos e como enxergar oportunidades a partir disso.

O seu conhecimento também será aprimorado sobre a execução dos conceitos e como elaborar e acompanhar o planejamento estratégico do seu negócio.

Depois de ter feito esse curso, você vai perceber que estudar é um ótimo investimento para fazer os seus negócios crescerem ainda mais. E o melhor, os cursos do EAD Senar Goiás são gratuitos.

Que tal saber mais desse curso e fazer a sua matrícula agora mesmo?! O Senar Goiás e o futuro do campo esperam você.