No centrão de Goiás, você encontra dois tipos maravilhosos: o cabacinha e o requeijão moreno. Até alguns dias atrás, quem quisesse comer, tinha que vir ao Estado. E produtor, que quisesse vender, só dentro das fronteiras.

Agora isso mudou! O pedido é antigo, sim! Já vimos muitos produtores de leite e de queijos quebrando, e cozinheiros vendo seus insumos sendo jogados no lixo. Não lembra? Há alguns anos, durante o Rock in Rio, a chef Roberta Sudbrack perdeu quilos e mais quilos de queijo, linguiça e salsicha porque eram provenientes do Pernambuco.

Em 18 de julho, o Governo Federal sancionou a Lei do Selo Arte, que autoriza a comercialização em todo o território nacional de produtos artesanais, como queijos, embutidos e mel. Na primeira etapa serão contemplados os queijos. Depois, produtos derivados de carne, como embutidos e defumados e mais tarde, produtos das abelhas, como mel, própolis e cera.

Confira o vídeo que a CNA Brasil fez sobre o lançamento!

No vídeo acima, você pode ver um trecho da fala da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina: "Havia no Ministério da Agricultura regras muito rígidas, feitas para a grande indústria, e portanto inadequadas para quem produz artesanalmente, que são geralmente os agricultores familiares, as pequenas cooperativas e pequenas comunidades. Agora, eles vão poder acessar grandes mercados e aumentar a renda das suas famílias. E porque não, exportar para a União Europeia, com a identificação geográfica dos nossos produtos".

O Superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi, também fala no vídeo sobre a atuação da entidade, a qual a Faeg e o Senar Goiás fazem parte, e como a partir da Lei a CNA vai orientar os produtores a se adequarem e aproveitarem esta oportunidade, além claro, da capacitação das melhores práticas técnicas, de gestão, legais e comerciais.


Os benefícios do Selo Arte

A vantagem, claro, é para os dois lados. Consumidores ganham mais segurança alimentar e por poderem começar a degustar alimentos incríveis, saborosos, com história e sustentabilidade em suas produções. Já para os produtores, os benefícios são tantos que vamos criar uma lista:

>> Acesso a mais mercados;
>> Ampliação da possibilidade de clientes e parceiros;
>> Maior chance de evitar desperdício e usar todos os subprodutos;
>> Maior valor agregado na sua produção agrícola;
>> Satisfação de poder contar a história de suas famílias por meio de seus produtos;
>> Mais um benefício para se organizar a outros produtores em forma de cooperativas;
>> E claro, aumento do lucro!

Como conquistar o Selo Arte

Vamos a parte prática: como conseguir?
Calma, ainda temos de esperar mais alguns dias para sair a Instrução Normativa, do Ministério da Agricultura. Depois disso, os Estados vão se organizar para fazer a ponte com os produtores locais. Depois disso, cada produtor deve procurar a Defesa Agropecuária Estadual; no caso de Goiás, a Agrodefesa.

Agora, para se capacitar e conseguir estabelecer as boas práticas do desenvolvimento desses produtos, você pode contar com a gente, por meio dos nossos cursos (veja nossas sugestões abaixo!) e do apoio dos Sindicatos Rurais de Goiás.

Saiba mais neste podcast que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fez sobre o tema: http://www.agricultura.gov.br/audios/mapacast/episodio-6-selo-arte.

EAD Senar Goiás

Quanto mais o seu produto for especial, mais é necessário se aperfeiçoar para criar, garantir qualidade técnica e calcular os riscos de investimento, mas também gerará mais lucro para o seu negócio rural!

Não desperdice essa grande chance!
Pense com carinho, veja os conteúdos que vamos disponibilizar aqui, e escolha um curso para começar a planejar esta nova empreitada na sua propriedade rural!


Ah, vale lembrar: o EAD Senar Goiás possui 29 cursos, de diversos temas. Você estuda online, de onde quiser e quando puder, sem pagar absolutamente nada.


AGREGAÇÃO DE VALORES AOS PRODUTOS RURAIS
Entenda a importância de agregar valor aos seus produtos rurais e conheça as possibilidades de negócios que vão desde a produção familiar à agroindústria.

Matricule-se aqui


MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
Esta é a oportunidade de aprender como funcionam os novos processos de comercialização agropecuária, conhecer melhor o seu mercado de atuação e planejar estratégias de negociação vencedoras.

Matricule-se aqui


ASSOCIATIVISMO, COOPERATIVISMO E SINDICALISMO NO AGRONEGÓCIO
Comece a compreender melhor os conceitos, suas diferenças e particularidades. A partir deste aprendizado muitos empreendedores do campo encontram novas oportunidades e fazem bons negócios.

Matricule-se aqui


GESTÃO DA EMPRESA RURAL
Aprenda, de forma prática, a gerir melhor a sua empresa rural. Neste curso, você irá conhecer as principais áreas da gestão empresarial, como recursos humanos, mercado, finanças e operações.

Matricule-se aqui


INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS NO AGRONEGÓCIO
Entenda como as políticas agrícolas podem fortalecer e impactar a economia rural. Ainda neste curso, serão apresentadas algumas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, como o Pronaf.

Matricule-se aqui

Matérias e conteúdos para você se inspirar

Selo de certificação permite venda de alimentos artesanais em todo país | SBT Brasil (19/07/19)
https://www.youtube.com/watch?v=cJ1DOD3L9V4

Resgate do queijo artesanal
https://revistagloborural.globo.com/Revista/noticia/2019/06/resgate-do-queijo-artesanal.html

Casal do interior de SP produz queijo artesanal há mais de 20 anos e se torna pioneiro no ramo: 'Companheiros em tudo'
https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/casal-do-interior-de-sp-produz-queijo-artesanal-ha-mais-de-20-anos-e-se-torna-pioneiro-no-ramo-companheiros-em-tudo.ghtml

>> Que tal semear conhecimento entre seus amigos e familiares? Compartilhe este post!