Eduardo Toccafondo é pecuarista e periodicamente enfrenta o problema de ter que renovar as pastagens em suas terras. Até hoje vem usando os métodos tradicionais para isso. Porém, depois de fazer um curso no site de educação a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e conhecer melhor as vantagens da Agricultura de Precisão (AP), Eduardo já pensa em adotar as novas tecnologias. “A AP mostra onde é preciso colocar mais corretivo e fertilizante para recuperar o pasto, coisa que a gente não costuma observar , tratando a terra como se ela fosse toda igual”.

Com as tecnologias da AP o produtor identifica os diferentes graus de degradação da terra, o que permite o manejo específico e a aplicação de insumos na medida exata, ou seja, menos desperdício, mais economia e resultados. E, se na década de 80, quando começou a ser difundida, a AP era ainda inacessível a médios e pequenos produtores pelos altos custos, hoje suas ferramentas já estão ao alcance de todos, desde que se conheça os recursos disponíveis no mercado e os mais convenientes a cada situação.

“Ganhei uma boa noção sobre AP” – Eduardo Toccafondo

No Programa Agricultura de Precisão, disponibilizado pelo Senar Goiás no portal http://ead.senargo.org.br, o profissional do campo tem acesso a sete cursos inteiramente gratuitos que vão orientá-lo sobre as novas tecnologias e suas diferentes aplicações. São cursos livres, rápidos, que oferecem os conhecimentos essenciais sobre a AP para um cultivo inteligente e mais rentável. “O cursos são muito interessantes. O conteúdo é bom, a linguagem fácil de entender, tudo muito bem explicadinho. Ganhei uma boa noção pra poder usar a AP quando reformar as pastagens em minha propriedade” – garante Eduardo.

Curso independentes

Os sete cursos oferecidos dentro do programa são: Introdução à Agricultura de Precisão, Sistemas de Orientação por Satélite, Agricultura de Precisão na Distribuição de Corretivos e Fertilizantes, Agricultura de Precisão na Semeadura, Agricultura de Precisão na Aplicação de Defensivos Agrícolas, Agricultura de Precisão na Colheita de Grãos e Agricultura de Precisão em Diferentes Culturas. Todos estão com as matrículas abertas e podem ser feitos não apenas por produtores, mas também por trabalhadores, prestadores de serviços, estudantes e pessoas ligadas ao meio rural, desde de que tenham idade a partir de 15 anos.

“O conteúdo é bem esclarecedor” – Crisitiano Pereira

Os cursos são independentes, mas se o participante ainda não estiver familiarizado com o tema, o ideal é que faça os dois primeiros antes dos outros. No primeiro, Introdução à Agricultura de Precisão, o aluno tem uma visão geral sobre as tecnologias disponíveis. No segundo, Sistemas de Orientação por Satélite , ele aprende com funcionam os sistemas GPS e GNSS, fundamentais na AP.

Mais de 3 mil participantes já concluíram os cursos sobre AP oferecidos na EaD Senar Goiás. Entre eles, Cristiano Pereira, estudante de Agronomia em Anápolis, que fez dois cursos do programa. “Vale a pena, o conteúdo é bem esclarecedor e, como a linguagem é fácil, você absorve todo o conhecimento sem dificuldade. Já recomendei aos meus colegas”.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br, 0800-642-0212