Você trabalha exaustivamente para colher cada fruto cultivado em sua lavoura. Cuidar do solo, irrigar, alimentar e tratar os animais estão entre os tantos processos que exigem esforço e conhecimento técnico. Mas, para que essa produção seja contínua e rentável, também é preciso ter sempre em mente que seu agronegócio é, antes de tudo, uma empresa.

São muitos assuntos que devem ser dominados para que a gestão da sua propriedade seja eficiente. Por isso, é preciso cuidar de cada detalhe do gerenciamento a fim de que os objetivos do seu trabalho sejam alcançados e seus resultados possam melhorar ao longo do tempo com produtividade e geração de riqueza.

O que preciso aprender

Um dos primeiros passos para gerir seu agronegócio de maneira estruturada é elaborar um planejamento estratégico. Com ele, seus objetivos devem ficar claros a você e a quem trabalha na sua propriedade, ou seja, todos os envolvidos no processo produtivo devem conhecer as metas estabelecidas e como alcançá-las. O planejamento funciona como um norte que vai guiar a ação de todos que atuam no seu agronegócio.

No mesmo sentido, a administração financeira da propriedade deve ser o mais profissionalizada possível para que as decisões sejam tomadas com clareza e caminhem na direção dos melhores resultados. Também é importante que o produtor rural esteja atento à situação do mercado onde está inserido, conhecendo as perspectivas de negócios para sua produção.

Como buscar esse conhecimento

Não é necessário que o produtor rural tenha habilidades inatas para gerir seu agronegócio, afinal, ninguém nasce sabendo sobre gestão. O que não pode faltar é vontade de aprender, de compartilhar informações e acesso ao conhecimento certo. O Programa Minha Empresa Rural, do EAD Senar Goiás, reúne 12 cursos elaborados para aprimorar a gestão da propriedade rural.

Com eles, os produtores rurais são capacitados para conquistar mercados, diversificar a produção, ganhar produtividade, conhecer novos processos para a comercialização. Também há cursos focados em desenvolver a liderança, apresentar a história e cenários do agronegócio brasileiro, além de muitos outros temas que influenciam positivamente a gestão agropecuária. E o melhor: as formações são gratuitas, 100% online e dão direito a certificado após a conclusão.

Conheça aqui os cursos e matricule-se