Inteligência artificial, internet das coisas, automação de processos, GPS. Alguns anos atrás, essas tecnologias pareciam distantes e inacessíveis para a maioria das pessoas. Às vésperas da terceira década do século 21, elas já são realidade em muitos setores da economia, especialmente no agronegócio.

Se no passado a grande marca da produtividade no meio rural era o alto volume de trabalho realizado de sol a sol, hoje a geração de riqueza no campo é associada à capacidade de utilização das tecnologias disponíveis.
Como exemplo, é possível citar a otimização da área plantada, possível graças à agricultura de precisão e ao uso do GPS no campo. Essas técnicas permitem conhecer as necessidades das variedades agrícolas e o local exato em que devem ser produzidas, criando o ambiente ideal para o cultivo.

Ajustando as características do solo, a umidade, além de prever melhor as condições climáticas, o produtor rural consegue alcançar um índice de produtividade mais alto em uma área plantada menor, além de evitar o desperdício de insumos e de parte da produção.

Pessoas são fundamentais para implementar avanços

Há quem acredite que a tecnologia pode afastar as pessoas do campo. A verdade, no entanto, é que será cada vez mais necessário que produtores e trabalhadores rurais estejam envolvidos nos novos processos e capacitados para lidar com a tecnologia.

O EAD Senar Goiás está atento ao cenário de transformações tecnológicas e à necessidade crescente do produtor rural em saber usar novas máquinas e equipamentos. Por isso, estão abertas as matrículas para os cursos do Programa Agricultura de Precisão, focados em disseminar as inovações tecnológicas no meio rural.

Ao aprender a operar essas ferramentas é esperado que o uso de máquinas e implementos agrícolas seja mais efetivo e garanta maior retorno financeiro para a produção.

Matricule-se aqui

Novas gerações levam mais tecnologia ao campo

A tendência é que a presença de novas tecnologias se intensifique nos próximos anos. Um dos motivos é que as novas gerações estão assumindo controle das propriedades mais cedo. Muitos jovens começam a liderar o trabalho no campo no lugar dos pais entre os 25 e 35 anos, e implementam novidades com mais rapidez devido ao perfil mais tecnológico.

Além disso, novos empreendedores também se interessam em investir no agronegócio, fazendo com que diversas startups venham focando seus esforços no desenvolvimento de soluções para as demandas do campo.

Se você mora em Goiás, é produtor rural, trabalha no campo ou tem interesse em conhecer as novas tecnologias agrícolas, o Programa Agricultura de Precisão é para você. Conheça os sete cursos sobre o tema e matricule-se.