O associativismo proporciona condições para que o produtor do campo cresça, passe a compreender melhor as técnicas agrícolas e administrativas, participando e contribuindo para o processo de comercialização.

Formar uma associação rural se tornou uma ótima estratégia para os pequenos produtores rurais garantirem um melhor desempenho econômico e para competição de mercado.

Com a união dos produtores em associações é possível adquirir insumos e equipamentos com menores preços e melhores prazos de pagamento, como também o uso coletivo de tratores, colheitadeiras, caminhões para transporte e demais ferramentas. Além de que, organizados em associações, os produtores possuem mais força para reivindicar junto à prefeitura de seus municípios, vereadores e deputados, melhorias para sua região, como estradas, escolas, postos de saúde, entre outros.

A ideia do associativismo é somar forças para enfrentar os desafios do dia a dia das pessoas do campo e, ao mesmo tempo, desenvolver a atividade agrícola para conquista de melhores resultados.

Como entender mais sobre o assunto?

O curso gratuito de Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo no Agronegócio da EAD SENAR Goiás proporciona um melhor entendimento sobre o conceito de associativismo e os princípios para ter uma parceria eficiente. E o aprendizado não para por aí, o curso ainda aborda como acontece o associativismo na economia brasileira, também apresenta a relevância de ações coletivas e a importância da participação e da interação.

Agora que você já tem ideia de como o associativismo pode gerar bons negócios para sua propriedade rural, matricule-se aqui. O curso pode ser realizado no local e na hora que você desejar, com apoio de monitores e tutores que estão sempre à disposição. Totalmente gratuito, com conteúdo prático e após a conclusão, você recebe um certificado.

Palavras-chave: cursos, gratuitos, associativismo, cooperativismo, sindicalismo, união