O quanto você sabe a história do agronegócio no Brasil e no mundo? Qual a importância desse conhecimento na sua propriedade?

Conhecer como o agronegócio surgiu, se desenvolveu e saber sobre seus recursos naturais no país é essencial para analisar o cenário atual e suas perspectivas. Saber quais são os produtos agrícolas mais produzidos no país e principalmente na sua região são de extrema importância para lidar com o mercado e o diferencial do seu produto.

O Brasil é um país com vocação natural para o agronegócio devido às suas características e diversidades, principalmente encontradas no clima favorável, no solo, na água, no relevo e na luminosidade. Por isso, a agroindústria é responsável por cerca de 37% dos postos de trabalho. Ainda é o quinto país do mundo com potencial de expansão de sua capacidade agrícola sem necessidade de agredir o meio ambiente.

O país ocupa notável posição mundial na produção agroindustrial:

1º Produtor mundial de café, açúcar e laranja;

1º Produtor de cana e açúcar e líder na exportação de açúcar e etanol;

1º Exportador mundial de carne bovina e de aves;

2º Produtor mundial de soja.

Você sabe quais são os maiores desafios que os produtores brasileiros enfrentam? Alguns pontos atrasam o crescimento da produção brasileira, como:

- Infraestrutura e logística;

- Legislação tributária complexa;

- Recursos financeiros inadequados;

- Gestão empresarial;

- Mão de obra;

- Concentração em grandes empresas.

Todas essas questões são levantadas e analisadas no curso Crescimento do Agronegócio Brasileiro do Senar Goiás. Nas aulas, o produtor estudará sobre os recursos naturais e sobre o funcionamento do agronegócio “antes”, “dentro” e “depois” da porteira, bem como os produtos agropecuários produzidos no Brasil e na sua região. Além disso, você verá que a agricultura familiar é uma rede a favor do crescimento do agronegócio brasileiro.

O curso está disponível gratuitamente pela internet, matricule-se: http://ead.senargo.org.br/cursos/o-agronegocio-e-o-crescimento-brasileiro-1