2018 será um ano repleto de desafios para o agronegócio. Segundo os números divulgados pelo Ministério do Trabalho, o setor agro obteve 60.762 contratações e 82.523 desligamentos, apresentando um saldo negativo de 21.761 empregos somente no mês de novembro. Esses números mostram que o agronegócio, apesar de representar quase 70% da economia só no estado de Goiás, precisa de capacitação e de conscientização dos avanços do mercado de trabalho no setor.

A qualificação, como em qualquer outra área, se tornou imprescindível, principalmente no agronegócio. Isso porque a utilização de tecnologias de precisão, ferramentas de controle e maquinários que melhoram a produção e diminuem os custos ao produtor, estão cada vez mais inseridas no contexto agrícola e agropecuário.

A solução encontrada por especialistas do setor e empresários é o investimento em congressos e eventos, profissionalização e cursos que garantirão a empregabilidade do trabalhador que tenha conhecimento e perspectiva para inovar ainda mais o mercado.

O rápido crescimento da competitividade do setor mostra que precisamos acompanhar a modernização dos meios de trabalho. Segundo o fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes, o Brasil é uma potência do agronegócio, porém esse fato ainda não está consolidado na cabeça dos consumidores. Ele explica, em entrevista à Exame, que o país trabalha muito bem com o setor, mas falta reconhecimento, no geral, de todos. Esse é um dos motivos que o EAD Senar Goiás oferece ao produtor e ao trabalhador a oportunidade de crescer, se desenvolver e ter uma empresa lucrativa, contribuindo assim para a economia do país, o crescimento e a propagação do agronegócio.

Como se capacitar?

Acessível para todos que tenham acesso à internet e queiram deixar sua marca registrada no setor agro, o EAD Senar Goiás oferece mais de 20 cursos gratuitos, divididos em programas, que vão desde o aprendizado de gestão do agronegócio e finanças ao ensino das tecnologias de precisão voltadas para melhorar a vida, a produtividade e o lucro do agricultor.

Fique ligado! Com o aumento da competitividade, não se pode esperar as oportunidades surgirem. É preciso fazer diferente, agir com rapidez e muito conhecimento. Acesse os cursos do EAD Senar Goiás aqui e faça o ano de 2018 o seu ano.

Estamos todos juntos para fazer o agronegócio crescer cada vez mais, tornando o país uma potência reconhecida e para diminuirmos os números de desemprego no país.