Comer bem é uma tendência. Mais do que isso, atualmente os consumidores estão preocupados com seu bem-estar e a sustentabilidade de quem produz e do meio ambiente.

Em primeiro lugar, não vamos ser superficiais. Sabemos que modificar sistemas de produção têm um alto impacto nos custos e na operação. Se optar por produzir orgânicos, ou ainda resolver implantar um sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na fazenda, ou quem sabe ainda produzir com foco um público exigente, como alimentos para judeus (kosher) ou para muçulmanos (halal), você vai precisar treinar equipe, investir em novos produtos e insumos e ainda ter uma verba prevista para certificações e marketing.
Neste post queremos fazer você pensar! Não é, de forma alguma, uma defesa do que é melhor, do que é certo. Mas, existe um mercado consumidor em potencial, e você precisa ter acesso a alguns dados para tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Selecionamos a seguir dados e trechos de pesquisas sobre o assunto.

Saúde e bem-estar
Citado como uma das cinco grandes macrotendências para alimentação no Brasil até 2020:
“Além de exigência de produtos com sustentabilidade e ética, esses consumidores têm maior preocupação nos cuidados com a saúde, consumo de produtos funcionais, acionando mercados de nichos para esse tipo de alimento.”
Fonte: Brasil Food Trends 2020. Ital, FIESP.

Feiras livres: reconstruindo hábitos alimentares
Pesquisa da Fiocruz demonstra que feiras livres apoiam a reconexão do consumidor com o alimento:
“As feiras podem constituir-se em um canal de reaproximação entre produtor e consumidor, associadas à redescoberta de um sistema alimentar influenciado e enfraquecido por pelo menos dois acontecimentos que destacamos a seguir. O primeiro remete à Revolução Verde, em que ocorreu a adoção de um pacote tecnológico e a utilização intensa de agrotóxicos, adubos químicos e outros fertilizantes. O outro acontecimento está diretamente relacionado com a padronização da alimentação, em um contexto de industrialização da comida, que ocasionou a perda de características próprias das culturas alimentares. Esse processo fez com que os consumidores passassem a conhecer apenas o produto final que acabam por ingerir.”
Fonte: Fiocruz, 2017.

Alimentação saudável
“A alimentação saudável tem potencial de mais de R$40 bilhões no Brasil, pois cada dia mais as pessoas tomam consciência da importância de alimentar-se bem para a saúde. Tornaram os pratos mais bonitos, coloridos e cheios de sabor.”
Fonte: Euromonitor, 2017.

Agricultores organizados
Pesquisa aponta que quase 70% dos produtores rurais que cultivam orgânicos estão organizados em associações ou cooperativas.
Fonte: Pesquisa com Produtores Orgânicos 2018 | Sebrae

O mercado em Goiás
Em Goiânia, pesquisa realizada em 2017 pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) mostra que 22% da população diz já ter realizado consumo de orgânico. A principal motivação é a saúde e a tendência é de crescimento de até 25% ao ano, o que tem feito florescer novos negócios e até produção em grande escala.
Fonte: Sociedade Nacional de Agricultura (SNA)

Cursos EAD Senar Goiás

Você pode estudar gratuitamente e aprender muito! Aliás, o conhecimento pode mudar a sua vida e da sua família. O EAD Senar Goiás disponibiliza 26 cursos online, de curta duração e que ensinam produtores e profissionais rurais goianos a produzir mais, com maior organização, segurança e produtividade e vender melhor.

Hoje colocamos estes quatro cursos como sugestão. Escolha o seu!


AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL
Garanta um bom futuro: prepare-se para a expansão sustentável da produção agropecuária. Amplie seus conhecimentos sobre sustentabilidade e como os sistemas sustentáveis de produção rural funcionam.

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ASSOCIATIVISMO, COOPERATIVISMO E SINDICALISMO NO AGRONEGÓCIO
Comece a compreender melhor os conceitos, suas diferenças e particularidades. A partir deste aprendizado muitos empreendedores do campo encontram novas oportunidades e fazem bons negócios.

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MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS
Esta é a oportunidade de aprender como funcionam os novos processos de comercialização agropecuária, conhecer melhor o seu mercado de atuação e planejar estratégias de negociação vencedoras.

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INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS NO AGRONEGÓCIO
Entenda como as políticas agrícolas podem fortalecer e impactar a economia rural. Ainda neste curso, serão apresentadas algumas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, como o Pronaf.

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