O tema do post de hoje não é uma novidade para você, meu amigo e minha amiga que vivem e trabalham no campo. Mas sim, resolvemos fazer esta postagem para levar a você alguns dados, exemplos e principalmente, a nossa homenagem!

Só quem trabalha todos os dias com a terra e os produtos dela sabe exatamente a importância de ter um solo saudável, rico, fértil, protegido de erosões e outros desgastes; ou da água limpa, com uma boa qualidade para irrigar as lavouras e para dar de beber aos animais. Não podemos esquecer também que as mudanças climáticas atingem em cheio os negócios rurais. Afinal, a agricultura depende muito do clima e os são muitos os prejuízos causados por estiagens prolongadas ou excesso de chuva.

Toda a sociedade precisa conhecer os dados do agronegócio! Vamos a alguns, baseados em dados do CAR, Embrapa e Censo Agropecuário de 2017:

* O Brasil é uma potência em preservação ambiental com cerca de 67% de seu território em vegetação nativa preservada ou protegida;
* O Brasil possui 5.072.152 propriedades agropecuárias. São 158,6 milhões de hectares cobertos por pastagens (45% do total da propriedade), e outros 63,3 milhões de hectares dedicados a lavouras (18% da área das propriedades);
* Dentro dos estabelecimentos agropecuários, as matas e florestas ocupam 101,6 milhões de hectares, ou seja, 29% da área total.
* A área de matas e florestas ultrapassa em 60% as áreas cultivadas nas propriedades;
* No Centro-Oeste, ainda sem os dados do Mato Grosso do Sul, os produtores preservam em seus imóveis 33% da região, contra 14% em áreas protegidas;

* Na área agrícola, eles preservam 49% de suas terras, praticamente a metade, número bem superior à demanda do Código Florestal.


Inspiração

Separamos alguns vídeos e reportagens sobre a sustentabilidade na agricultura. Estes são excelentes exemplos de como vale a pena inclusive para os negócios pensar "verde":

Programa Eu produzo, Eu preservo destaca a pecuária intensiva
por Canal Rural
Reportagem especial que mostra um sistema que aumenta a eficiência da pecuária brasileira, gerando mais lucro ao produtor e benefícios ao meio ambiente. O programa destaca a pecuária intensiva, que aborda a eficiência da pecuária no menor espaço, uma tendência nas propriedades rurais brasileiras.

De mel a porcos e madeira: conheça fazenda que aposta na diversidade
por Globo Rural
"Uma fazenda no meio da paisagem belíssima da Serra do Roncador, na divisa de Mato Grosso e Goiás, investe em diversidade e sustentabilidade. Na mesma propriedade se produz mel, madeira, bezerros, porco caipira, mulas e burros. É a integração de lavoura, pecuária e floresta, ou ILPF".

EAD Senar Goiás

O maior objetivo do EAD Senar Goiás é preparar produtores e profissionais rurais goianos para os desafios. Aproveite os nossos cursos gratuitos e coloque em prática na sua propriedade a vocação de todo agricultor: a produção de qualidade aliada à preservação dos recursos naturais.

Aproveitando o tema do post, sugerimos aqui quatro opções de curso com inscrições abertas. Escolha por qual você quer começar!

AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL
Descubra neste curso como a sustentabilidade caminha junto ao agronegócio. Aprenda as principais leis ambientais e as oportunidades quanto à tecnologia e o mercado de produtos agrícolas com responsabilidade ambiental.
Matricule-se aqui


AGREGAÇÃO DE VALORES AOS PRODUTOS RURAIS
A tecnologia é a maior aliada do produtor quando o assunto é sustentabilidade. Com a agricultura de precisão, sua operação terá maior eficiência e você não aplicará insumos sem necessidade, diminuindo assim, os impactos no meio ambiente e os custos da sua propriedade rural.
Matricule-se aqui


CULTIVO E PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR
Aprenda boas práticas na produção da cultura canavieira e garanta mais sustentabilidade do plantio à colheita.
Matricule-se aqui

INTRODUÇÃO À AGRICULTURA DE PRECISÃO
A tecnologia é a maior aliada do produtor quando o assunto é sustentabilidade. Com a agricultura de precisão, sua operação terá maior eficiência e você não aplicará insumos sem necessidade, diminuindo assim, os impactos no meio ambiente e os custos da sua propriedade rural.
Matricule-se aqui

Você pode falar conosco!
Envie sua opinião e sugestão de temas para este blog para o e-mail: ead@senargo.org.br.