O ensino a distância (EAD) não é novidade no Brasil. Desde a década de 1940 com apostilas enviadas pelos correios, passando pelos telecursos de televisão iniciados nos anos 1960, muitas pessoas se qualificaram através de uma aprendizagem não-presencial. Com o desenvolvimento tecnológico possibilitado pela internet, o EAD ganha novas plataformas, e entre os públicos que mais se beneficiam disso estão os produtores e trabalhadores rurais.

As longas distâncias necessárias para o deslocamento no campo tornam mais difícil manter uma rotina constante de estudos presencial. Frente a dessa realidade, a oferta de cursos EAD se multiplica, fazendo com que dos pampas gaúchos aos rebanhos bovinos paraenses, seja possível aprofundar técnicas de manejo, gestão e outros processos do agronegócio.

Considerando apenas o ensino superior, o Brasil tem hoje cerca de 1,5 milhão estudantes matriculados em cursos EAD, o equivalente a 18,6% do total de matrículas de graduação, segundo dados do Ministério da Educação. Tudo isso sem contar os diversos cursos livres de EAD realizados especificamente para melhorar as atividades cotidianas das propriedades rurais.

Cursos do EAD Senar Goiás correspondem à demanda por capacitações

De olho na necessidade dos produtores e trabalhadores rurais em buscarem conhecimento para aumentar a produtividade, o EAD Senar Goiás oferece programas em diferentes áreas para qualificar a lida do campo. Com eles, é possível conhecer a Agricultura de Precisão desde as informações básicas até a aplicação em diferentes culturas, ajudando a levar mais tecnologia para a produção.

Já no programa Minha Empresa Rural, são exploradas as ferramentas de gestão no ambiente rural, de modo que os produtores saibam conquistar novos mercados e profissionalizar a administração para fechar bons negócios.

Os produtores e trabalhadores que desejam aprimorar a produção vegetal, especialmente nos cultivos de grãos e cana-de-açúcar, também encontram capacitação no EAD Senar Goiás. Outro tema desenvolvido nos cursos é a Gestão de Riscos, abordando a prevenção a acidentes e doenças associadas ao trabalho rural.

Ainda é possível preparar a nova geração para a sucessão na gestão dos negócios rurais familiares. Através do programa Jovem Empresário Rural, são desenvolvidas as habilidades empreendedoras e capacidade de liderança para o trabalho no campo.

Todas essas iniciativas têm foco no crescimento do agronegócio de Goiás com mais produtividade por meio de cursos on-line, que permitem aos participantes realizarem as atividades quando e onde estiverem.

Leve esse conhecimento à sua produção. Clique aqui e matricule-se