Em tempo de crise, mais do que nunca, o produtor rural precisa saber administrar bem seu negócio para que ele possa render o máximo gastando o mínimo. Habilidade que ele pode conquistar por meio dos cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em seu portal de educação a distância: http://ead.senargo.org.br/.

“Esses cursos me ajudaram muito na administração dos negócios da família e também dos nossos clientes” – afirma Rafael Jácomo Pacheco. Frequentador assíduo da EaD Senar Goiás, Rafael é estudante de Zootecnia e trabalha com o pai, veterinário, prestando consultoria à empresas rurais. “Sempre recomendo as capacitações do Senar Goiás. São muito importantes para a nossa formação profissional, dão uma ótima noção de mercado e administração rural, em uma linguagem simples e abordagem prática. São tão bons que estamos até conseguindo mais clientes”.

20 cursos gratuitos

Estão disponíveis na EaD Senar Goiás quatro diferentes programas de capacitação, oferecendo um total de 20 cursos que abordam não apenas conteúdos relativos a empreendedorismo e administração da empresa rural, mas também questões sobre saúde e segurança no campo e novas tecnologias. Todos os cursos são livres, curtos, inteiramente gratuitos e a distância. O participante tem a comodidade de estudar até mesmo estando no campo, sem precisar sair de casa.

No programa Jovem Empresário Rural, estão incluídos os cursos Gestão da Empresa Rural e Aprendendo e Empreendendo na Vida e na Empresa Rural. Já o programa Minha Empresa Rural oferece sete cursos: Administração Rural e Busca por Resultados; Mercado e Comercialização de Produtos Agrícolas; Planejamento Estratégico da Empresa Rural; Crescimento do Agronegócio Brasileiro; Organização da Empresa Rural; Administração Financeira, Orçamentária, Materiais e Estoque; e Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo no Agronegócio.

Dentro do programa Agricultura de Precisão, o participante tem a seu alcance todo um conjunto de informações sobre as mais novas tecnologias encontradas na agricultura, disponibilizadas em sete cursos: Introdução à Agricultura de Precisão; Sistemas de Orientação por Satélite; Agricultura de Precisão no Uso de Corretivos e Fertilizantes; Agricultura de Precisão na Semeadura; Agricultura de Precisão na Aplicação de Defensivos Agrícolas; Agricultura de Precisão na Colheita de Grãos; e Agricultura de Precisão em Diferentes Culturas.

Com o programa Gestão de Riscos o aluno aprende como prevenir acidentes e doenças relacionados ao trabalho rural, garantindo melhor qualidade de vida no campo. Ele inclui quatro cursos: Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas – NR-31.8; Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho Rural; Prevenção de Acidentes com Máquinas Agrícolas – NR-31.12; e Prevenção de Acidentes e Melhoria da Qualidade de Vida.

Temas de interesse e aulas ativas

O portal EaD Senar Goiás foi lançado em julho de 2014 com o objetivo de contribuir para a formação e profissionalização das pessoas do meio rural, aumentando assim a rentabilidade do setor. Nesse curto período, os cursos oferecidos já somam mais de 8 mil participantes. “A procura é grande. Nós temos muitos alunos que são jovens produtores em busca de conhecimentos para dar continuidade aos negócios da família, querem continuar no segmento rural mas, muitas vezes, não sabem como” - conta Pollyana Silveira, tutora do portal. “Em nossos programas de capacitação, eles ganham segurança e é comum o aluno acabar fazendo mais de um curso”.

Os temas dos programas são definidos pelo Senar Goiás com base nas necessidades regionais e nas demandas detectadas entre os produtores. Entretanto, para Pollyana, a grande procura não se deve apenas aos conteúdos inovadores, mas também à dinâmica dos cursos. “Eles não são engessados, as aulas não ficam restritas aos textos, áudios e vídeos. Há uma grande interação entre os tutores e os alunos, que resultam em muitas ações extras. Recursos realmente efetivos e eficientes para a aprendizagem”.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br/ , 0800-642-0212