A agropecuária é um dos setores que mais fortalece nosso País, desde quando ainda éramos uma colônia portuguesa. Períodos econômicos inteiros foram marcados pelos ciclos da cana-de-açúcar, borracha ou café. Mas dessa vez não vamos olhar o histórico do nosso setor, não. Vamos olhar pra frente!

Já falamos muito da tecnologia e das boas práticas como fatores que garantiram o surpreendente aumento de produtividade agropecuária. Mas mesmo dentro da menor propriedade, bem familiar, a gestão e a liderança são essenciais.

Sabe a grama do vizinho?

Com certeza você conhece alguma história de produtor que tinha tudo: terra boa, acesso a bons insumos e a bons profissionais, mas o negócio não alavancava. Pois é. Tem gente que não consegue organizar a propriedade como uma empresa, com trabalho sério, planejamento e principalmente, uma gestão clara para que todos os colaboradores saibam suas funções e o cronograma.

Por outro lado, há exemplos incríveis de produtores que conseguiram um resultado de cair o queixo. São histórias de pessoas que aprenderam o quanto é importante o trato pessoal para conseguir alcançar os objetivos. Cultivar equipes que se dão bem, ter ao lado aliados e conseguir que um time unido esteja sempre afinado são fatores essenciais nesses casos de sucesso.

Quer contribuir no crescimento do agro?

"O agronegócio é muito dinâmico e com crescente nível de tecnologia e isso exige profissionais mais capacitados para assumir posições de destaque. O setor demanda um crescimento nas próximas décadas e por isso precisamos ter pessoas formadas, que num futuro próximo assumam o protagonismo, para que o agronegócio continue sendo competitivo e altamente produtivo e continue dando sua contribuição para a economia brasileira, na geração de renda e de empregos", afirma Fernando Couto, gerente de Educação Formal do Senar Goiás.

Como bem falou nosso gerente, o agro precisa de pessoas como você, que amem a agricultura, a pecuária, a tecnologia e estejam prontos para se capacitar e assumir posições de liderança no setor.

Por isso, aproveite a oportunidade e faça hoje mesmo a sua inscrição para o curso Direção, Liderança e Motivação na Empresa Rural: http://ead.senargo.org.br/cursos/direcao-lideranca-e-motivacao-na-empresa-rural

Lembre-se! Os cursos do EAD Senar Goiás são todos realizados pela internet, 100% gratuitos e com carga horária de cerca de 20 horas. O curso indicado acima faz parte do Programa Minha Empresa Rural, formado por 12 cursos que colaboram na formação do empreendedor rural. Ah, se você gosta de história, coloque na sua agenda para em seguida fazer o curso Crescimento do Agronegócio Brasileiro.

Palavras-chave: curso, EAD, agronegócio, rural, profissionais, gestores, liderança, direção, motivação, gestão, propriedade rural.