Os trabalhadores da agropecuária estão expostos a diversos agentes físicos, químicos e biológicos que podem causar riscos a sua saúde. Mas a boa notícia é que o agro é um dos setores que mais se preocupa e busca evitar acidentes com seus profissionais. Para isto, conhecimento e gestão são imprescindíveis.

Histórico

As regras sobre saúde e segurança nos ambientes rurais existem desde 1988. Conhecidas como NRRs, as normas não eram muito abrangentes. Em 2005, após muito debate e estudo, foi aprovada a NR 31, que representa um avanço na relação empregador e empregado e tem como objetivo instituir regras a serem implantadas na organização e no meio ambiente do trabalho rural.


Fatores de Riscos

A seguir, damos alguns exemplos de fatores de risco e medidas que, se observadas, reduzem muito as chances de qualquer acidente de trabalho e até de risco ao meio ambiente. Confira algumas dicas:

> Resíduos
Podem ser sólidos, semi-sólidos e líquidos. Vai desde galhos podados de uma árvore, embalagens de defensivos ao esgoto da casa.
- Dá para reaproveitar em outro processo? Um bom exemplo acontece na cultura da cana-de- açúcar. O que antes era resíduo e um possível risco ao meio ambiente, tornou-se subproduto, como o bagaço que é aproveitado como fonte de energia.
- Tríplice lavagem de embalagem de defensivos. Uma ação simples e eficaz!

> Ferramentas manuais
- As ferramentas devem ser seguras e eficientes, utilizadas exclusivamente para os fins a que se destinam e mantidas em perfeito estado de uso.
- As de corte, devem ser guardadas e transportadas em bainha e mantidas afiadas.
- Os cabos das ferramentas devem permitir boa aderência em qualquer situação de manuseio, possuir formato que favoreça a adaptação à mão do trabalhador, e ser fixados de forma a não se soltar acidentalmente da lâmina.


> Ergonomia
-Todas as máquinas, equipamentos, implementos, mobiliários e ferramentas devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização, movimentação e operação.

> Transporte
- No caso do transporte de pessoas, é necessário possuir autorização emitida pela autoridade de trânsito competente, transportar todos os passageiros sentados, ser conduzido por motorista habilitado e devidamente identificado e possuir compartimento resistente e fixo para guardar ferramentas e materiais, separadamente dos passageiros.
- O transporte de cargas, assim como o de passageiros, necessita que os motoristas tenham habilitação com categoria compatível com o que será transportado e nos casos de transporte de cargas perigosas, além da habilitação adequada, deve ser realizado curso de transporte de produtos perigosos.

> Locais de trabalho e de vivência
Os locais de trabalho e de repouso também devem ser observados com atenção. É necessário garantir um padrão com qualidade nas instalações de moradia, de refeição e sanitárias.

EAD Senar Goiás

Você pode aprender em algumas horas a prevenir riscos e ganhar muito em qualidade e segurança durante a operação rural. O Programa Gestão de Riscos possui quatro cursos super completos para patrões e empregados rurais aprenderem como garantir qualidade de vida e se protegerem de problemas causados por acidentes de trabalho. Todos são gratuitos, online e com conteúdo voltado à aplicação prática. Conheça!

PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS - NR.31.12
Conheça práticas adequadas e seguras de trabalhar com o maquinário, os símbolos universais, adesivos de segurança, noções de primeiros socorros e a importância da utilização de EPIs; tudo de acordo com a NR-31, legislação trabalhista em vigor.

Matricule-se aqui


PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM DEFENSIVOS AGRÍCOLAS – NR-31.8
Aprenda a manipular adequadamente produtos com agrotóxicos e a prevenir acidentes com nível de intoxicação de acordo com a Norma Regulamentadora 31, a NR-31 do Ministério do Trabalho.

Matricule-se aqui


GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO RURAL
Compreenda a importância do cumprimento da NR-31, ampliando conhecimentos sobre os princípios da higiene no trabalho rural, relações humanas, avaliação de riscos e gestão da segurança ocupacional.

Matricule-se aqui


PREVENÇÃO DE ACIDENTES E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
Aprendizado prático e completo sobre a NR-31 (Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho), prevendo quais as principais medidas a serem tomadas no exercício do trabalho no campo.

Matricule-se aqui


Você pode falar conosco!
Envie sua opinião e sugestão de temas para este blog para o e-mail: ead@senargo.org.br.


Fale com a gente

Dúvida, crítica, sugestão ou elogio?

Preencha o formulário e aguarde nosso contato.

Nome*
E-mail*
Telefone com DDD*

E-mail enviado com sucesso! Em breve um dos nossos colaboradores irá entrar em contato. Obrigado!