Vivemos rodeados pelas tecnologias dos smartphones, eletrodomésticos, automóveis e outros aparelhos. Isto é o resultado dos estudos e investimentos em tecnologia nos mais diversos setores industriais. Quando pensamos no agronegócio, acreditamos que ainda são utilizados meios tradicionais para o cultivo da plantação e pecuária, mas essa visão do setor agro já ficou para trás.

Gradativamente, são implantadas novas medidas que auxiliam o agricultor no campo. Máquinas que agilizam e equilibram a distribuição de insumos e defensivos agrícolas, que fazem a colheita, semeiam e que realizam um balanço geral das terras, já estão inseridas em grande parte da rotina de quem trabalha no meio rural. Atualmente, o setor vem sendo contemplado com a Internet das Coisas, que auxilia no controle e na precisão do cultivo, de onde o agricultor estiver. Esse trabalho se dá através de dispositivos como wireless instalados nas máquinas e GPS, que fazem conexão com a aparelhagem desejada e utilizada pelo produtor rural. Dessa forma, é possível aumentar a produção, reduzir custos e tempo e diminuir os impactos sociais causados pelo desperdício.

Até 2050, a perspectiva da população mundial totalizará cerca de 10 bilhões de pessoas. Isso reflete diretamente na produção de alimentos, havendo a necessidade de, cada vez mais, medidas sustentáveis que evitem o máximo possível de descarte indevido e desnecessário e que a produção seja 100% aproveitada.

Como falado acima, o processo de migração dos meios tradicionais para a utilização de máquinas e outras tecnologias, ocorre de maneira gradual. Um dos motivos que ainda impedem alguns produtores rurais de utilizarem as novas tecnologias é a falta de conhecimento.

Para que ocorra essa adequação aos agricultores que ainda não possuem acesso às tecnologias no campo, o EAD Senar Goiás oferta cursos gratuitos e a distância, nos mais diversos setores de utilidade no meio rural. Com mais de 20 cursos, subdivididos em programas, o EAD Senar Goiás capacitou mais de 11 mil pessoas em 2017.

Já que estamos falando em tecnologia, no programa Agricultura de Precisão, são abordados assuntos que envolvem as maiores inovações tecnológicas no campo e ensinam a produzir de forma mais efetiva, garantindo maior retorno financeiro, aumento da produtividade, economia de tempo e sustentabilidade para o setor agro.