Recentemente um estudo apontou que em 41 anos o Brasil QUADRUPLICOU sua produção agrícola. É um número surpreendente! E o que mais chama atenção nos dados é que o maior motivo não foi aumento da área dedicada às lavouras ou criação de gado, mas à produtividade.

Então é preciso planejar para crescer no agro

Para você ter uma ideia

De 1975 a 2016
Índice do produto agropecuário: de 100,0 para 437,6
Produção de grãos: 40,6 milhões para 187,0 milhões de toneladas
Produção pecuária: de 1,8 milhão de toneladas para 7,4 milhões de toneladas
Produção de suínos: de 500 mil toneladas para 3,7 milhões toneladas
Produção de frangos: de 373 mil toneladas para 13,23 milhões de toneladas

Produtividade

O estudo aponta que dos três tipos de produtividade - mão de obra, insumos e capital - a que mais cresceu foi a de capital. Nesse período, muito se investiu em sistemas de plantio, insumos e tecnologia.

Sim, isso é extremamente importante e é sinal de que é preciso ficar sempre atualizado com o que há de novo. Mas traduzindo de forma prática, a produtividade de capital é aquela que mostra que você investiu um tanto e valeu a pena financeiramente.

Para você ter ou administrar um negócio rural, gestão e estratégia são fundamentais. Crescer é preciso! É também indispensável querer melhorar a forma de produção e a rentabilidade.

Curso EaD Senar Goiás

Para ajudar você e todos os produtores rurais e profissionais do campo goianos, o EaD Senar Goiás disponibiliza o Curso Planejamento Estratégico da Empresa Rural.

Com o estudo, você vai aprender o que é planejamento estratégico, como analisar o que o seu negócio tem de forte e quais são os pontos em que seu concorrente é melhor. Assim, vai ver quais são suas oportunidades de crescimento e como você precisa se planejar para chegar lá. Matricule-se aqui!

* A pesquisa citada foi desenvolvida por profissionais do Ministério da Agricultura e Pecuária e Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - Esalq/USP) e está disponível aqui.