Como podemos ajudar?
Veja se a sua dúvida já foi respondida pelo Senar GO
1) Como faço meu cadastro no Portal?
Fazer parte da maior sala de aula do campo goiano é fácil e rápido! Vamos lá?
- Clique em “Cadastrar”
- Insira seu CEP (que deve ser de residentes ou trabalhadores em Goiás)
- Insira seus dados de acesso
- Insira seu dados pessoais
E pronto, você já pode acessar todos os cursos gratuitos do Senar Goiás.
2) Esqueci minha senha e agora?
Não se preocupe, recuperar a sua senha é super fácil!
- Clique em “Entrar”
- Clique em “Esqueci minha senha”
- Insira seus dados de acesso (CPF)
- Confira as opções de recuperação de senha (E-mail ou Celular)
Caso não consiga entre em contato por ligação ou WhatsApp: 0800 642 0212.
3) Como faço minha matrícula?
Para realizar a sua matrícula, basta seguir os passos abaixo:
- Digite seus dados de acesso (CPF e senha)
- Clique no menu “Cursos”
- Selecione o curso desejado
- Clique no botão “Matricule-se”
- Confira o nome do curso escolhido e, em seguida, clique no botão "Confirmar matrícula"
Caso o curso desejado não esteja com matrículas abertas no momento, clique no botão “Tenho interesse” e informe seu nome e e-mail para ser notificado quando uma nova turma estiver disponível.
4) Como posso atualizar meus dados cadastrais?
Manter o cadastro atualizado é super importante! Para atualizar seus dados, faça o seguinte:
- Clique em entrar e faça login na plataforma com seus dados (CPF e senha)
- Clique em “Meu espaço”
- Clique em “Meu cadastro” e atualize os dados que desejar
- Clique no botão “Salvar”
5) Posso fazer mais de um curso ao mesmo tempo?
Não é possível matricular-se simultaneamente em mais de um curso no portal EaD do Senar Goiás. Com exceção dos Cursos especiais (English Farm e Viola Caipira), nos quais você pode fazer a sua matrícula em mais de um curso para turbinar o seu conhecimento no Agro.
6) Quem pode fazer os cursos?
Toda e qualquer pessoa relacionada ao meio rural, do estado de Goiás, pode participar gratuitamente dos programas de capacitação online. A idade mínima para matrícula é 16 anos.
Para realizar o cadastro, você precisará informar o CEP que indica a sua residência ou local de trabalho no estado de Goiás.
7) Os cursos possuem certificado?
Sim! Após concluir todas as atividades obrigatórias e responder à pesquisa de satisfação, você estará apto a obter o certificado do curso, que será disponibilizado em formato digital, em arquivo PDF, no Ambiente de Estudos.
O certificado contém a carga horária, a duração em dias e o conteúdo programático do curso online que você fez.
8) Como obter meu certificado?
Para emitir o seu certificado, siga os passos:
- No menu superior, clique em “Entrar”, preencha o número do seu CPF e a senha cadastrada e clique em “Login”
- Clique em “Meu espaço”
- Em seguida, clique em “Meus cursos” e localize o curso desejado
- Após selecionar, é só clicar em “Baixar certificado”
Em caso de dúvidas, entre em contato com a monitoria por nossos canais de atendimento: 0800 642 0212 (WhatsApp ou ligação) ou por meio do chat “Precisa de ajuda” disponível no portal.
9) O que são cursos com tutoria?
Os cursos com tutoria são programas educacionais oferecidos pelo portal EaD Senar Goiás que combinam a flexibilidade do aprendizado online com a orientação e suporte de um tutor especializado.
Esses cursos proporcionam uma experiência de aprendizado personalizada e interativa, permitindo que os alunos possam tirar suas dúvidas em relação ao conteúdo com o tutor ou tutora, que fica à disposição durante esse período de aprendizagem.
10) Os cursos têm algum custo?
Não. Todos os cursos do portal EaD Senar Goiás são gratuitos.
11) Posso refazer algum curso que já concluí?
É permitida a rematrícula no curso se o conteúdo tiver sofrido alteração de pelo menos 30%.
Exceto o curso Formação Inicial de Agente Educacional – neste curso você pode efetuar sua rematrícula.
12) Como funciona o período de matrículas?
As matrículas são abertas regularmente, sempre há cursos disponíveis e você pode consultar na página “Matrículas Abertas”.
Se o curso que você deseja não estiver disponível no momento, não se preocupe! Você pode clicar em “Tenho interesse” e preencher o seu e-mail. Assim, você será avisado assim que abrir uma nova turma.
Não perca essa chance de se qualificar com o Senar Goiás!
13) O que acontece se eu não concluir um curso?
Se você não concluir um curso, você terá que esperar algumas condições para se matricular novamente, dependendo do caso:
- Se você contatar a monitoria e solicitar a desistência de um curso antes do fim da turma, você só poderá se matricular no mesmo curso ou em outro curso depois que essa turma terminar.
- Se você não concluir um curso dentro do período de duração da turma, só poderá se matricular no mesmo curso após 45 dias a contar da data de término da turma. Mas você poderá se matricular em outro curso normalmente.
Essas regras são para garantir que você tenha o tempo e o comprometimento necessários para aproveitar os cursos do portal.
Além disso, a não conclusão do curso impede que haja a emissão do certificado.
14) Por que preciso informar meu CPF no momento do cadastro?
O CPF é obrigatório para sua identificação e realização do cadastro. Este será o seu login para acesso ao Ambiente de Estudos.
Além disso, o seu CPF também constará como dado de identificação no certificado de participação.
15) Os cursos servem como horas complementares para a faculdade?
A maioria das instituições de ensino superior aceitam certificados de participação de cursos para contabilização de horas complementares.
No certificado consta a carga horária, a duração em dias e o conteúdo programático do curso online que você fez.
No entanto, é importante consultar a sua instituição de ensino sobre a política de aceitação desse tipo de certificado.
16) Gostaria de acessar a Sala de Aula de uma turma já finalizada para realizar o download do material. É possível?
Após a data de encerramento da turma, o acesso à Sala de Aula não estará mais disponível. Porém, podemos fornecer o material em formato PDF para alunos concluintes do curso.
Se desejar, envie uma mensagem por meio do chat “Precisa de Ajuda” ou via WhatsApp no número 0800 642 0212, solicitando o envio dos materiais desejados.
17) Os cursos são reconhecidos pelo MEC?
Os cursos oferecidos pelo portal EaD do Senar Goiás são cursos livres, de formação inicial e continuada. O reconhecimento de cursos por órgãos educacionais e pelo MEC acontece apenas para cursos de educação formal, como por exemplo, cursos técnicos de nível médio e cursos de educação superior, que conferem grau ao aluno ao final dos estudos.
No caso dos nossos cursos, o aluno concluinte terá um certificado de participação, mas não será habilitado a nenhum exercício profissional específico. Dessa forma, não há necessidade de algum tipo de reconhecimento ou credenciamento pelo Ministério da Educação.
Os cursos livres são excelentes oportunidades de qualificação no meio rural, permitindo adquirir conhecimentos em áreas específicas, que acompanham a tendência de mercado.
18) Como funcionam os cursos?
Os cursos a distância do Senar Goiás são de capacitação e totalmente gratuitos, onde o aluno tem um período de 7 a 60 dias para realizar as atividades, dependendo do curso.
É o aluno quem escolhe o dia e horário mais convenientes para realizar os estudos e ainda pode contar com o apoio de tutores e monitores capacitados para lhe atender.
Ao terminar as atividades obrigatórias do curso, o aluno receberá um certificado de conclusão.
19) Como saber quais cursos estão com matrículas abertas?
Existem duas maneiras de conferir se um curso está com a matrícula aberta:
- Acesse a página Matrículas Abertas, onde todos os cursos exibidos estão liberados para matrículas.
- Navegando pelo portal, ao acessar a página de um curso, se o botão “Matricule-se” estiver disponível, você pode realizar sua matrícula na hora. Se o botão “Tenho interesse” aparecer, significa que o curso ainda não está liberado para novas turmas.