O ensino a distância é excelente para muitos tipos de estudante e possui inúmeras vantagens como conteúdo de qualidade, atualizado e suporte tecnológico para que o aprendizado seja ainda mais efetivo. A possibilidade de estudar em qualquer lugar e nos dias e horários mais adequados à rotina do aluno também conta entre os pontos positivos.

Em conversas com alunos e profissionais de ensino a distância percebemos que a má gestão do tempo, a falta de organização e aquele pensamento de "ah, ainda tenho mais uma semana para acabar o curso" fazem com que os estudantes se atrapalhem e não concluam o curso, ou estudem na correria da última hora.

Por isso nós preparamos uma listinha com dicas espertas que vão fazer você aproveitar bem os cursos do EAD Senar Goiás!

1. Organize seu tempo
Você tem liberdade na gestão do tempo, mas isso não significa que tem que se dedicar menos do que em um curso presencial!

2. Planeje por etapas
Divida em fatias o conteúdo a ser estudado e o tempo que você pode se dedicar. Por exemplo, em um curso de 20 horas, divida em quatro semanas. Estude um quarto do conteúdo por semana. A cada semana você deverá estudar cerca de 5 horas. Que tal estudar 3 dias, segunda, quarta e sexta, cerca de 1h30 cada?

3. Escolha o ambiente de estudo
Claro que uma das grandes vantagens de estudar a distância é que você pode estudar até no ônibus. Mas se puder, escolha um lugar tranquilo onde você se concentrará com mais facilidade.

4. Evite distrações
Quando for estudar, procure silenciar notificações de redes sociais e fechar as abas do navegador que estejam abertas com outros conteúdos. Pense que o seu celular, tablet e notebook devem ser uma plataforma de estudo naquele momento e nada mais! Tenha foco!

5. Crie uma rotina
Você está super afim de fazer o curso. Se programou para estudar três vezes por semana, mas pintou aquela festa ou uma vontade de ficar no sofá assistindo a uma série… Lute! Seu empenho em ter uma constância e levar a sério o curso vão te levar a um nível de conhecimento superior e isso vai abrir portas na sua carreira!

6. Não fique com dúvidas
Deixe um caderno ou um aplicativo de bloco de notas aberto. Anote ideias, resumos e principalmente as suas dúvidas. A cada dia, envie para a monitoria e tutoria suas questões. Isso fará com que você não acumule e aprenda constantemente.

7. Tenha uma relação próxima com tutores, monitores e colegas
Dica especial da nossa monitora, Naiara Schmidt: "Utilize as ferramentas de comunicação, como o chat e o fórum para trocar experiências com os colegas. Afinal, o ensino a distância não precisa ser solitário"!

8. Realize atividades e exames nos prazos indicados
Sabe aquela mania de deixar para última hora? Então, ela atrapalha demais o rendimento de quem estuda pela internet.

9. Seja realista
No mundo ideal, a gente queria que nosso dia tivesse ao menos 36 horas para a gente fazer tudo, né?! A realidade é outra… Por isso, eleja prioridades, faça um curso por vez e dedique-se por inteiro a cada atividade que for realizar.

10. Saia do básico
O ensino a distância costuma oferecer materiais de apoio e bibliografia complementar. Tenha certeza que buscar isso vai fazer uma grande diferença no seu aprendizado!

Captou que com um pouco de planejamento e motivação você pode ir longe? Então agora é a hora de você escolher um dos nossos cursos e começar já: http://ead.senargo.org.br/cursos.

Palavras-chave: EAD, ensino a distância, organização, foco, planejamento, gestão do tempo, efetividade, grátis.