O portal de educação a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) oferece agora aos visitantes a oportunidade de presentearem um amigo, ou amiga, com um dos cursos disponíveis no endereço eletrônico http://ead.senargo.org.br. É possível escolher entre 27 cursos que ensinam novas práticas e técnicas para melhorar a vida no campo, em termos de qualidade e produtividade. São cursos que contribuem com a formação e a profissionalização no meio rural. Todos a distância, curtos e gratuitos, garantindo certificado de participação. Para presentear alguém só é preciso preencher um cadastro com o nome, e-mail e telefone do amigo. Os únicos requisitos para fazer os cursos são: ter no mínimo 15 anos de idade, acesso à internet e morar em Goiás.

Os cursos do EaD Senar Goiás estão inseridos em quatro diferentes programas: Jovem Empresário Rural, Minha Empresa Rural, Agricultura de Precisão e Gestão de Riscos, temas determinados pelas necessidades captadas entre o público alvo, ou seja, proprietários de terras, gestores, trabalhadores rurais e suas famílias, assim como estudantes da área do agronegócio. Com programas didáticos simples e aulas dinâmicas, especialmente formuladas para o público rural, os cursos alcançam grande aprovação e é comum o participante se tornar frequentador assíduo do site após ter concluído o primeiro deles.

Carolina Fernanda Carneiro já fez três: Gestão da Empresa Rural; Administração Financeira, Orçamentária, Materiais e Estoque e Planejamento Estratégico da Empresa Rural. Bióloga, estudante de Ciências Contábeis, Carolina revela que tem planos de comprar uma fazenda e está se preparando para cuidar dela. “Os cursos que fiz foram de grande proveito. Minha expectativa foi plenamente satisfeita. Gostei do conjunto da obra, conteúdo relevante, a dinâmica do portal muito boa, as aulas bem estruturadas. E olhe que sou professora!”

Conhecimentos que fazem diferença

A linguagem simples e acessível das aulas facilita o aprendizado. Mesmo assim, o aluno conta com o apoio de tutores e monitores para solucionar dúvidas quanto ao conteúdo ou quanto ao uso do ambiente de estudos. Valquíria Ferreira da Silva comenta que mesmo tendo poucos conhecimentos na área rural conseguiu aproveitar bem as aulas. Advogada, ela fez o curso Planejamento Estratégico da Empresa Rural para ajudar o marido na administração da propriedade da família.

“Adorei o curso, o conteúdo é excelente, a dinâmica efetiva, o material muito bom”. Valquíria acha “importantíssima” a iniciativa do Senar Goiás em oferecer cursos a distância e gratuitos voltados para a formação profissional no meio rural. “A agricultura precisa adotar novas práticas, novas tecnologias. As coisas no campo ainda funcionam muito na base da tentativa e erro e hoje, para o negócio crescer o proprietário rural tem que formar equipe, organizar o espaço”. Ela própria já teve oportunidade de testar os novos conhecimentos e comprovar sua importância. “Criei planilhas para controle a produção do leite e para o controle reprodutivo”. A organização evidenciou algo de que Valquíria já suspeitada, o processo de inseminação do gado estava dando prejuízo.

Os programas

O programa Jovem Empresário Rural inclui 2 cursos de capacitação que estimulam o desenvolvimento de habilidades empresariais, políticas e sociais em quem está iniciando suas atividades no campo. Já o programa Minha Empresa Rural , com 11 diferentes cursos tem foco no empreendedorismo, ensinando como diversificar a produção, melhorar a produtividade e conquistar novos mercados.

O participante do programa Agricultura de Precisão pode optar entre 7 cursos que abordam as mais novas tecnologias disponíveis no mercado para uma gestão rural de alta produtividade com o uso de máquinas e implementos agrícolas. O programa Gestão de Riscostem enfoque na qualidade de vida e inclui conteúdos sobre prevenção de acidentes e doenças no campo.

Mais informações: http://ead.senargo.org.br, 0800-642-0212