Com certeza você quer que amanhã a sua vida seja melhor do que é hoje! Afinal, você está lendo este blog, se atualizando. Sem spoiler, mas essa ação já é um passo determinante para o seu sucesso.

Neste post vamos conversar sobre três realidades possíveis:
>> Você é um estudante e pretende se formar e assumir um cargo de gestão, seja na fazenda da sua família ou de outra pessoa, empresa ou pensa em ser um consultor;
>> Você é um profissional que trabalha direta ou indiretamente em uma propriedade rural ou outro agronegócio e pretende continuar progredindo;
>> Você é produtor rural ou gerente de fazenda ou proprietário de uma empresa ligada aos negócios rurais.

Assim, se você quer ser um bom chefe, colocaremos a seguir 5 dicas preciosas!

1. Pense com cabeça de dono
Se você quer estar em um posto de liderança, precisa se colocar na posição de quem quer que o negócio prospere. Pense em como você pode fazer a diferença, seja em sugestões ou ações, para que os processos sejam mais dinâmicos, os gastos sejam mais inteligentes e os rendimentos maiores.

2. Motive
Você pode não ser chefe ainda (ou já ser e querer ser melhor), mas acredite: a melhor coisa que você pode fazer é inspirar as pessoas a correrem atrás dos objetivos. Aliás, motive primeiro você mesmo! Acorde, pense na sua rotina, agradeça e faça o seu melhor possível. Não se esqueça de planejar o seu futuro e lutar por ele. E mostre às pessoas que o cercam que dá para chegar lá! Dá para aumentar a produtividade, dá para ter uma equipe mais unida e um ambiente de trabalho mais feliz, dá para mostrar para o chefe que vale a pena investir em um processo, aplicativo, máquina, insumo (o que quer que seja!) e ter mais resultados.

3. Relacione-se
Duas palavras que resumem este tópico: networking e empatia! Esforce-se para conhecer mais gente, se relacionar, mostrar o que você sabe fazer de bom. Você pode conseguir uma vaga melhor, um parceiro, um cliente… E coloque-se no lugar do outro. Entenda se seu colega não estiver num bom dia, se ele tiver um comportamento que é diferente do seu. Acredite, a sua vida vai ser mais fácil se relacionando bem com todas as pessoas do seu convívio.

4. Desenvolva sua comunicação
Aprenda a ser claro, se fazer entender. Um líder obrigatoriamente deve saber falar o que deve ser feito, para a pessoa certa, no tom certo e na hora certa. Não é moleza… por isso, exercite todos os dias. Teve um problema? Fale em particular com a pessoa. Não se exalte e também não deixe passar e guarde rancor. Não crie birras, não aceite tudo.

5. Atualize-se sempre
A tendência é sermos profissionais que são especializados em algo, mas que sabem de tudo um pouco. Leia sobre quadrinhos, os memes do momento, mas entenda pelo menos o básico de história, culinária, cinema. E obviamente, devore tudo sobre o setor que você atua e gestão de negócios e pessoas.

Cursos EAD Senar Goiás

O EAD Senar Goiás disponibiliza diversos cursos online que ensinam produtores e profissionais rurais goianos a melhorar as técnicas de produção e a administração dos negócios rurais. Todos são gratuitos, online e fornecem certificado de conclusão, que você pode colocar no seu currículo e comprovar horas de atividades complementares, caso você seja estudante de curso técnico ou graduação.

Hoje colocamos esses dois cursos como sugestão. Escolha o seu!


GESTÃO DA EMPRESA RURAL
Aprenda, de forma prática, a gerir melhor a sua empresa rural. Neste curso, você irá conhecer as principais áreas da gestão empresarial, como recursos humanos, mercado, finanças e operações.

Matricule-se aqui

Este só até hoje!!! ⤵️
DIREÇÃO, LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NA EMPRESA RURAL
Este curso é dedicado a tornar você um(a) verdadeiro(a) líder no meio rural. Você irá aprender a importância do papel do gestor no campo, que é responsável pelo planejamento, pela organização e pela direção da empresa.

Matricule-se aqui

Você pode falar conosco!
Envie sua opinião e sugestão de temas para este blog para o e-mail: ead@senargo.org.br.