Recentemente foi divulgado uma pesquisa que a quantidade de informações que você consome em um único dia corresponde ao mesmo volume que alguém que viveu na Idade Média tinha acesso em uma vida toda. Imagine também nossos antepassados. Há alguns séculos, podiam passar gerações, pais, filhos, netos e bisnetos, sem ter novidade… e aí, o filho seguia o que o pai fazia.

Depois da Revolução Industrial, das novas formas de produção e de consumo, muita coisa mudou. Agora nem se fala! Estamos em meio a Revolução Tecnológica, em que a Indústria 4.0 e a Internet das Coisas são a bola da vez.

Quando observamos a agropecuária sob a ótica da inovação, também temos um recorte muito interessante. Foi ela a responsável pelo aparecimento das primeiras civilizações. Por séculos, o marketing dos produtos do agro não tinha diferenciação alguma, era café vendido como café, feijão como feijão e ponto. Não é tão antigo o movimento de buscar a diferenciação dos nossos produtos. Agora os consumidores quando vão ao mercado, procuram pela carne premium, pela maçã que tem o selo ou o melão que tem a redinha. Por quê? Porque toda diferenciação gera uma percepção diferente do público, e daí o tal produto se destaca entre tantos outros. Aliás, é por isso que existem tantos produtos de diversas categorias e nichos. Cada empresa busca ser aquela que tem o produto lembrado pelos consumidores. Mas além da forma como os produtos são apresentados ao mercado, existem as inovações de processos, tecnológicas e de gestão.

Por isso, vamos listar aqui 6 motivos para que você pense como a inovação pode ser benéfica para você e para o negócio em que você atua:

1. Dá para fazer melhor? Sim!
Buscar a inovação é sempre pensar em formas de melhorar. Dá para pensar em como melhorar a genética dos animais da fazenda, formas de aumentar a eficiência na colheita, melhorar o rendimento dos funcionários e até as formas de entregar o seu produto.

2. Inovação pode gerar rentabilidade
Se você quer fazer algo novo, pode ser que tenha que investir dinheiro ou tempo para desenvolver isso. Mas existem mudanças que não custam nada e que podem impactar em mais vendas ($$$) ou até em diminuição dos custos!

3. Sua chance de aparecer e conquistar novos clientes
Como falamos antes, o mercado já é dominado por grandes companhias. Mas sempre há espaço para quem tem boas ideias, foca no cliente e se dedica. Veja o Uber, Netflix, Whatsapp… todos mudaram a forma de consumo no segmento que eles atuam e são um sucesso indiscutível.

4. Cliente que é bem atendido, volta
Hoje a disputa entre concorrentes é imensa e para conquistar o cliente é necessário ter o "algo a mais". Veja que isso vale para a concorrência entre profissionais e marcas… dentro da empresa você tem que ser pró ativo para sempre tentar colaborar nos resultados e garantir seu emprego. O mesmo vale para padarias, salões de beleza, indústrias e… fazendas!

5. Você não corre o risco de ficar para trás
Começamos falando sobre a rapidez das evoluções e da quantidade de informação que é trocada atualmente. Não dá para ficar para trás, fazendo a mesma coisa e achando que tudo está garantido. Muitas empresas que eram líderes de mercado, não pensaram em inovar e simplesmente desapareceram.

6. Sinta-se desafiado
Uma das vantagens de ter a mente aberta, sempre olhando o que pode ser melhorado e o que as pessoas querem é a sua satisfação pessoal! Desafie-se. Proponha-se a pensar em cada coisa do seu dia, tanto do que você produz como o que você consome, o que poderia ser inovado? Vale a pena ver quanta coisa ainda dá para ser criada!


Pensando em como você pode se desenvolver e se tornar um empreendedor e líder de sucesso, usando a inovação a seu favor, o Senar Goiás oferece o curso Apreendendo e Empreendendo: Na Vida e na Empresa Rural. É gratuito, online e com certificado! Conheça e faça sua inscrição: http://ead.senargo.org.br/cursos/aprendendo-e-empreendendo-na-vida-e-no-negocio-rural-0

Palavras-chave: inovação, melhoria, rural, agropecuária, rentabilidade, curso, online, capacitação.