O trabalho rural era composto, em sua maioria, por homens de idade entre 50 e 60 anos. Porém, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócios (ABMRA) apontou que as novas gerações estão sendo influenciadas pela atividade no campo, incluindo as mulheres.

Com a inserção da tecnologia no agronegócio, os filhos passaram a tomar decisões junto dos pais na propriedade, trazendo novas visões, ideias e parâmetros ao negócio.

Com base nos dados do estudo do ano de 2013, houve um avanço de 44 pontos percentuais na presença de smartphones. Inclusive a utilização de redes sociais para entretenimento e compartilhamento de informações acomete o tempo de 77% dos entrevistados. Essa influência ao mundo digital pode ter relação com o contato jovem no campo.

O retorno dos jovens à agricultura familiar ocorreu após um aumento do incentivo e visibilidade do setor para a economia do país e nas grandes mídias. Dessa forma, o agronegócio demonstrou solidez, rentabilidade e principalmente promissão para o futuro das novas gerações.

A educação também tem impactado no mercado rural e possui perspectiva de crescimento. Formações como Agronomia, Veterinária e Administração de Empresas possuem destaque nesse meio, segundo o estudo da ABMRA. Dessa forma, diversos ações que incentivam as novas gerações a investirem nesse setor, gerenciando, implementando inovações e tomada de decisões foram desenvolvidas. Uma delas é o Programa Jovem Empresário Rural do EAD Senar Goiás que prevê as necessidades e potencializa as oportunidades do agronegócio através de uma visão mais aberta e antenada às tendências de mercado. Os cursos disponíveis no programa são o de Gestão da Empresa Rural e Apreendendo e Empreendendo: Na Vida e Na Empresa Rural e são inteiramente gratuitos e oferecidos na modalidade a distância. Essa é a sua chance de se inserir no meio rural e de ampliar ainda mais as possibilidades no campo. Matricule-se para os cursos aqui!