O presidente do Sistema CNA/SENAR, João Martins, abordou essa temática no evento Global Agribusiness Forum (GAF), em São Paulo, na última semana. Para ele, o Brasil terá uma nova “revolução verde”, que dará ao produtor rural novas ferramentas, a partir da conectividade no campo, para transformar o Brasil em um país ainda mais eficiente e sustentável na produção.

Essa perspectiva tem um significado muito importante na vida dos agricultores e pecuaristas de todo o mundo: produzir mais, com mais tecnologia e alcançar excelentes resultados de produtividade e qualidade respeitando a natureza.

Já falamos desse tema outras vezes aqui no Blog. Desta vez, queremos destacar dois pilares importantíssimos para que você, na sua propriedade, consiga desenhar uma estratégia que trará resultados positivos: TECNOLOGIA e CAPACITAÇÃO.


>> Tecnologia
Com certeza você acompanha os lançamentos de maquinário, os novos drones que fazem pulverização e as formas de controlar toda a operação da fazenda, do desenvolvimento das plantas até as atividades dos trabalhadores, a distância. No geral, não tem nada muito barato quando falamos disso… mas você pode sim se organizar para usar toda a tecnologia em favor da sua produção!

- Acompanhe a evolução das técnicas e veja o que cabe no seu bolso. Com as contas na ponta do lápis e uma estratégia bem desenhada, é possível pedir empréstimo em uma das linhas de Investimento do Plano Safra.
- O crescimento de startups e novas empresas ligadas à tecnologia e economia criativa tem trazido grandes oportunidades para os produtores. Há aplicativo de troca de informação para compra de insumos mais em conta, serviço de compartilhamento de máquinas de última geração e mais um monte de opções.
- Sim, as pessoas estão falando em big data para tomada de decisões! Mas se na sua propriedade, você não tem dados financeiros e operacionais em uma planilha, esse já é um primeiro passo (essencial) para você!


>> Capacitação
Na palestra do doutor João Martins, ele ressaltou que o produtor rural precisa buscar conhecimento: a nova revolução verde não passa apenas por novos equipamentos, mas por novas tecnologias como as de informática, que exigirão cada vez mais capacitação de produtores e trabalhadores no campo para o seu manuseio, além da conectividade no meio rural.

Você precisa estar atualizado. Essa ladainha que repetimos inúmeras vezes tem apenas um objetivo: mostrar que o mercado está muito competitivo e que quem não se qualifica, fica para trás, seja na carreira, nas formas de produzir, nos resultados alcançados na lavoura e na pecuária e claro, na comercialização.

Cursos EAD Senar Goiás

Com esse post, quisemos trazer um olhar mais prático para você que quer crescer e ser sustentável! Por isso, vamos indicar diversos cursos oferecidos pelo EAD Senar Goiás que se encaixam bem nos tópicos que abordamos acima.

Vale lembrar que são mais de 25 cursos, organizados em 5 programas de ensino, todos online e gratuitos. Em breve, novas turmas desses cursos vão iniciar e restam poucas vagas. Acesse, conheça mais e garanta a sua!



INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS NO AGRONEGÓCIO
Entenda como as políticas agrícolas podem fortalecer e impactar a economia rural. Ainda neste curso, serão apresentadas algumas políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, como o Pronaf.

Matricule-se aqui



AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL
Garanta um bom futuro: prepare-se para a expansão sustentável da produção agropecuária. Amplie seus conhecimentos sobre sustentabilidade e como os sistemas sustentáveis de produção rural funcionam.

Matricule-se aqui



ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, ORÇAMENTÁRIA, MATERIAIS E ESTOQUE
Descubra como melhorar a gestão das contas da sua propriedade rural com as principais práticas de análise financeira.

Matricule-se aqui


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA RURAL
Aprenda a realizar um bom planejamento estratégico em sua propriedade rural. Entenda também como definir estratégias e melhorar ainda mais a sua gestão empresarial no campo.

Matricule-se aqui



INTRODUÇÃO À AGRICULTURA DE PRECISÃO
Aprenda como adotar conhecimentos básicos de Agricultura de Precisão em suas terras. Este curso é introdutório ao programa, por isso você aprenderá os primeiros passos para uma produção mais eficiente, a partir de tecnologias que possibilitam atividades agrícolas mais precisas e automatizadas.

Matricule-se aqui