Produtores rurais, profissionais e empresários de todos os segmentos da agropecuária e do agronegócio já têm utilizado a tecnologia como parceira. Do whatsapp na comunicação ao trator com tecnologia de ponta, utilizado na agricultura de precisão, são diversas as ferramentas e usos para facilitar a vida e melhorar o negócio rural. Você também pode aproveitar a tecnologia e se capacitar online. Escolha um dos cursos com inscrições abertas do EAD Senar Goiás.

O futuro promete! Centenas de empresas e startups estão trabalhando enlouquecidamente para criar novidades especialmente para o campo. Estima-se que em poucos anos, as tecnologias serão mais acessíveis e colaborarão para que a administração seja feita a distância e com maior assertividade.

Listamos a seguir as vantagens de você abrir as porteiras da sua propriedade e da sua vida para a tecnologia - a de hoje e a que vem aí:

* Inteligência
As ferramentas tecnológicas geram uma grande quantidade de dados. Com a correta interpretação e análise, você terá mais inteligência ao seu dispor e poderá tomar as melhores decisões. Por exemplo: os dados indicam que uma determinada lavoura está dando bons resultados de produção e resultados financeiros. Mais ainda, você terá à sua disposição dados com as perspectivas para aquela cultura nos próximos anos. Assim, poderá ver que o resultado, diante dos custos, é favorável e que compensa investir em uma área maior para as próximas safras.

* Economia
Uma das chaves para o sucesso no campo, principalmente nas próximas décadas. O controle dos custos, da quantidade de insumos e de recursos vai ser fator decisivo para quem quer ter sucesso no campo. A agricultura de precisão já dá uma mostra de como o produtor vai poder, sabendo onde é realmente necessário, aplicar a coisa certa, na hora certa, e ganhar mais em economia. Já estão sendo desenvolvidas inúmeras tecnologias, que com o apoio da inteligência artificial, GPS e big data, ajudam a tomada de decisão na agricultura e pecuária.

* Agilidade
Seja na hora de tratar uma doença logo que ela se manifestou, seja na hora de atender um cliente, a tecnologia é a melhor parceira para agir rápido. E claro, os resultados surgem logo!

* Conveniência
Imagine poder morar onde quiser e ter na tela do seu celular as informações de quanto foi colhido, por qual funcionário, em tempo real?! Ou ainda, dispor de tempo para se dedicar a um projeto, se capacitar… opa, isso você já pode, hein?!

* Controle
Controle do que está sendo feito na fazenda, controle do quanto está sendo produzido, controle do gasto de água, controle financeiro… quanto mais você melhorar a captação e a organização das informações de cada atividade na propriedade, mais você vai poder controlar. E, voltando ao primeiro item, mais vai poder agir de forma inteligente e tomar as melhores decisões para o seu negócio rural!


EAD Senar Goiás

O EAD Senar Goiás é, por si só, uma ajuda da tecnologia a você. Sim! Porque você estuda onde e quando quiser, basta ter um smartphone, tablet ou computador com acesso à internet. São mais de 25 opções de cursos, todos online, grátis e com certificado.

A seguir, os cursos que te ensinam sobre tecnologia ou como ela pode ser uma aliada para você alcançar seus objetivos:

INTRODUÇÃO À AGRICULTURA DE PRECISÃO
Matricule-se aqui

AGRICULTURA DE PRECISÃO NA SEMEADURA
Matricule-se aqui

CULTIVO E PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR
Matricule-se aqui

CULTIVO E PRODUÇÃO DE GRÃOS
Matricule-se aqui

PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM MÁQUINAS AGRÍCOLAS - NR.31.12
Matricule-se aqui

Você pode falar conosco!
Envie sua opinião e sugestão de temas para este blog para o e-mail: ead@senargo.org.br.