Durante os primeiros meses de 2017, os cidadãos de Goiás viram surgir 10.526 novas vagas de trabalho na agricultura e pecuária. O setor agropecuário foi um dos três que apoiaram o bom resultado do Estado. Goiás foi o terceiro maior gerador de empregos no Brasil neste ano, com 39.459 vagas, ficando atrás apenas de Minas Gerais (65.702) e São Paulo (61.873). No ranking estadual, as atividades que registraram mais contratações foram: em primeiro lugar a indústria de transformação, com 12.512 vagas, em segundo, serviços, com 11.532 vagas e em terceiro, a agropecuária.

Já no cenário brasileiro, o setor é o responsável pelo maior saldo do semestre, com 117.013 contratações, 27 mil a mais do que no meio período de 2016. Só no mês de junho, foram 36.827 vagas, de acordo com os dados divulgados no dia 17 de junho pelo Ministério do Trabalho.

Você e as estatísticas

E sabe por que esses dados são importantes para você? Porque o Brasil está começando a se recuperar de uma grave crise político-econômica, que resultou em 14 milhões de pessoas desempregadas. E mesmo nesse duro cenário, a agropecuária se manteve forte, produzindo e contratando mais. E em Goiás não foi diferente: os produtores e funcionários trabalharam muito para que os resultados econômicos fossem esses que os noticiários divulgam todas as semanas e que todos nós nos orgulhamos!

Mas é fato: os postos de trabalho do nosso setor exigem profissionais qualificados. Seja na área técnica ou de gestão, na agricultura ou pecuária, na pequena ou grande propriedade: todas as vagas precisam ser preenchidas por quem está atualizado e é craque na área.

Sua carreira

Por isso, se você está em busca de recolocação no mercado de trabalho, está buscando seu primeiro emprego ou já trabalha e quer se manter atualizado, acesse os cursos que o SENAR Goiás disponibiliza para você. São mais de 20 cursos, gratuitos, em diversas áreas de conhecimento mas sempre com foco no agro!

Um dos profissionais que integra o time do EAD SENAR Goiás, o tutor Leonardo Cabral, dá uma dica de um programa que tem atraído muito a atenção dos jovens goianos: "Com uma carga horária de 20 horas, os cursos do programa Jovem Empresário Rural apresentam conteúdos que irão desenvolver nos estudantes o perfil empreendedor e apresentar ferramentas para gerenciar uma propriedade".

Conheça já os Programas e Cursos do EAD Senar Goiás, escolha um para começar hoje mesmo e evolua na sua carreira! Ajude a agropecuária goiana crescer sempre mais!
Inscreva-se aqui: http://ead.senargo.org.br/cursos


Fonte: Os dados desta postagem foram gentilmente informados pela equipe do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Econômicos. Quem quiser conhecer mais sobre o assunto, pode acessar o site: http://www.imb.go.gov.br/